A Fête de la Musique é uma grande manifestação popular de rua que visa promover a música em todas as suas formas e estilos.

A Festa da Música (Fête de la Musique) foi criada em 1982 pelo então ministro da Cultura francês Jack Lang. Seu objetivo é permitir aos músicos (amadores e profissionais, adultos e crianças, com ou sem talento) uma plataforma de expressão e um meio de se fazerem conhecidos.

O evento marca também a chegada do verão no hemisfério norte, pois sempre acontece no dia 21 de junho – dia do solstício de verão – a partir das 18:00. Na Europa do Norte acontece desde tempos ancestrais, nessa data, uma comemoração chamada midsummer, também em homenagem ao verão. No Brasil, nessa mesma época, temos as festas juninas.

O que ver na Fête de la Musique 2019?

Há a programação oficial (sempre de acesso livre e gratuito) da Prefeitura de Paris, dos museus e monumentos, bares e restaurantes, porém, o mais divertido e interessante, é flanar por Paris e ver músicos, bandas, cantores, grupos e corais de todos os estilos e vertentes se apropriando da cidade e fazendo música. Pelas ruas, praças, jardins, estações de metrô, margens do Sena etc você vai se deparar com pessoas cantando e tocando algum instrumento.

Algumas dicas:

  • Sob a Pirâmide do Louvre a Orquestra de Paris toca Brahms e Berlioz de 22h30 as 23h30.
  • Na Igreja Saint Eustache (2 Impasse Saint-Eustache, 75001) acontece o festival ’36h Saint Eustache’ com um pouco de folk, rock, música eletrônica e música sacra. Começa na quinta-feira, dia 20 às 18h, e vai até o dia 21 às 21h. Clique aqui e veja a programação completa.
  • No Museu da Légion d’Honneur haverá dois concertos da banda de trompas. Um às 18:30 na esplanada em frente ao museu (2 rue de la Légion d’honneur, 75007) e outro às 19:30 no pátio atrás do museu (64 rue de Lille, 75007).

Fête de la Musique 2019: Banda de trompas

  • Na Ponte Neuf, mais precisamente na Square du Vert-Galant (a pontinha da Ilha Cité), vai acontecer uma festa techno.
  • No Museu Orangerie vários jovens quartetos de cordas se apresentarão na sala das Ninféias, famoso quadro de Claude Monet. Programação:
    • 14h: Quatuor Acetone for breakfast-Kaija Saariaho, Nymphea
    • 15h: Quatuor Hanson-György Ligeti, Quatuor à cordes n° 1 Métamorphoses nocturnes
    • 16h: Quatuor Acetone for breakfast-Marco Stroppa, Spirali
    • 17h: Quatuor Hanson-Toshio Hosokawa, Blossoming.
  • No auditório do Grand Palais concerto com músicas de compositores russos como Chostakovitch, Prokofiev, Kabalevsky, Roslavets, Mossolov – em referência à exposição Rouge, em cartaz no local – e participação da mezzo-soprano, Yaroslava Kosina. Baixe o ingresso aqui a partir do dia 14 de junho.
  • No auditório do Petit Palais aceontecerão 4 mini concertos de 30 minutos. Programação:
    • 16h00: Iryna Kyshliaruk, soprano e Yun-Ho Chen, piano – Grieg, Liszt, Delibes
    • 16h30: Manon Galy, violon; Maxime Quennesson, violoncelle e Jorge Emilio Gonzalez Buajasan, piano – Beethoven
    • 17h30: Yuiko Hasegawa, piano – Bach, Schubert, Ravel, Brahms
    • 18h: Maxime Bazerque, saxophone alto e Ulysse Le Beuze, piano – Schumann, Rachmanino

fete de la musique 2019

  • Na Igreja Madeleine o quarteto de cordas canadense The Northern Lights Quartet apresenta obras de Mouret, Purcell, Locatelli, Haëndel, Boccherini, Massenet, Saint-Saeëns, Dvorak, de 16h as 18h.
  • No Museu Eugène Delacroix (6 Rue de Furstenberg, 75006) apresentação do grupo senegalês Balakala, que mistura música tradicional do Senegal, jazz e reggae, de 17:30 as 22h.

Essas são apenas algumas sugestões da programação oficial, para ver tudo clique aqui.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.