A partir de 2021, o entorno da Torre Eiffel passará por uma grande reforma. Será criado um extenso parque urbano ligando a Praça do Trocadéro à École Militaire e integrando a Ponte Iéna, a Torre Eiffel e o Champ de Mars.

Desde setembro de 2017, a Torre Eiffel, símbolo maior de Paris e até mesmo da França, passa por trabalhos de reforma. Com foco no embelezamento geral, no aumento da segurança e na melhoria do acesso dos milhares de visitantes diários, esses trabalhos só devem terminar em 2021.

Na terça-feira, dia 21 de maio, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou um novo projeto, ainda mais ambicioso, que vai criar um enorme parque urbano ligando a Praça do Trocadéro à École Militaire, passando pela Ponte Iéna e pelo Champ de Mars, o parque/jardim onde fica a Torre.

entorno da torre eiffel

O entorno de Torre Eiffel será totalmente reformulado

O projeto prioriza a vegetação, o pedestre, a contemplação e o relaxamento. Seus objetivos principais são:

  • tornar mais agradável a visita da Torre Eiffel não só para quem pretende subir no monumento mas principalmente para aqueles que desejam somente passear pelo entorno;
  • valorizar ainda mais essa linda perspectiva parisiense que começa na Praça do Trocadéro, atravessa a Torre Eiffel e termina na École Militaire;
  •  criar mais espaços verdes em Paris.

Veja abaixo os principais pontos do projeto, que começa em 2021 e deve ficar pronto para os Jogos Olímpicos de 2024:

Praça do Trocadéro [1]

Atualmente a Praça do Trocadéro [1] é basicamente uma rotatória. No novo projeto ela será integrada à Esplanada do Trocadéro [2] – de onde temos a mais bela vista da Torre – e será transformada em um local de descanso e relaxamento. Para isso uma espécie de arquibancada gramada será construída – a ideia é que o local receba eventos – e uma barreira de árvores será plantada entre a praça e a rua.

torre eiffel

A arquibancada gramada da nova Praça do Trocadéro [1]

Os jardins do Trocadéro e a fonte Varsovie [3]

Após a Esplanada do Trocadéro [2], chegamos aos jardins do Trocadéro [3] que tem no seu centro a fonte Varsovie. Serão plantadas cerejeiras nas alamedas laterais e a mesma ideia de arquibanda gramada será implementada nas encostas da fonte Varsovie.

torre eiffel

Os jardins do Trocadéro e a fonte Varsovie [3]

A ponte Iéna [4]

A ponte Iéna – que liga os jardins do Trocadéro à Torre Eiffel – será quase totalmente dedicada aos pedestre e se tornará a primeira ponte com vegetação (gramado central e árvores) de Paris. O tráfego de veículos será nas laterais e somente ônibus e veículos de emergência serão permitidos.

Veja abaixo a animação mostrando com mais detalhes como o conjunto deve ficar.

 

Leia também


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.