Acontece no sábado 18/05, a Noite Europeia dos Museus 2019, um evento anual no qual quase 3.000 museus em cerca de 30 países da Europa ficam abertos até tarde com entrada gratuita.

Criado pelo Ministério da Cultura da França em 2005, a “Noite dos Museus” acontece todo ano em um sábado do mês de maio, das 18:00 à 1:00 da manhã. Em 2019, essa noite especial e cultural será no próximo sábado, dia 18.

Cartaz da Noite Europeia dos Museus 2019

Durante o evento, os museus participantes abrem suas portas gratuitamente e muitos deles propõem aos visitantes uma série de atividades especiais. A ideia é presentear o público com animações inéditas, concebidas especificamente para essa noite. Na programação estão visitas teatralizadas, visitas guiadas, shows de luzes, projeções, jogos de pistas, ateliês criativos, degustações, concertos, dança, espetáculos diversos etc. Alguns museus não se dão ao trabalho de elaborar nada especial para o evento, ficando simplesmente abertos até mais tarde com entrada gratuita; o que já é ótimo.

Essa é uma boa oportunidade para flanar por Paris durante a noite e visitar um ou dois museus (por ter entrada gratuita, as filas podem ser longas). Mas o principal é aproveitar o clima de festa que invade a cidade, especialmente em uma época onde o sol se põe tarde. Dê preferência aos museus menores e menos conhecidos (clique aqui e leia nosso artigo onde categorizamos os museus parisienses) que são menos concorridos.

Algumas sugestões:

  • Museu Orsay: a bailarina Raphaëlle Delaunay revisita e dá vida às várias bailarinas-modelos de obras que existem no museu como a “Petite danseuse de quatorze ans” de Degas. A performance acontece às 20h, 21h, 22h e 23h. Endereço: 1 rue de la Légion d’Honneur, 75007. Metrô linha 12, estação Solférino.
Noite Europeia dos Museus 2019

Noite Europeia dos Museus 2019: Museu Orsay. Foto:

  • Cripta Arqueológica da Ilha Cité: em homenagem à catedral de Notre Dame, o dramaturgo Philippe Murgier e o organista Gilles Treille apresentarão um concerto-leitura de trechos do romance ‘Notre Dame de Paris’ de Victor Hugo. Endereço: 7 place Jean-Paul II Parvis Notre-Dame, 75004. Metrô linha 4, estação Cité.
  • Museu Luxemburgo: música e dança executadas pelos alunos do Conservatório Jean-Philippe Rameau e inspiradas pela exposição atualmente em cartaz no museu: Les Nabis et le décor. Nabis foi um movimento artístico pós-impressionista do fim do século XIX cuja grande influência foi o pintor Gauguin assim como o Oriente e o Japão. Os pintores mais conhecidos do grupo foram Pierre Bonnard e Edouard Vuillard. Na música, Claude Debussy e Éric Satie. Endereço: 19 rue de Vaugirard, 75006. Metrô linha 4, estação Saint-Sulpice.
  • Musée de l’armée/Invalides: na catedral Saint-Louis des Invalides acontece dois concertos com a banda da Força Aérea (às 20:30 e às 21:30). No pátio interno do museu haverá a reconstituição de um acampamento do Grande Exército de Napoleão (tendas, armas, uniformes, equipamentos e materiais de artilharia) e várias apresentações. Endereço: 129 rue de Grenelle, 75007. Metrô linha 8, estação La Tour-Maubour.

Noite Europeia dos Museus 2019: Catedral Saint Louis des Invalides. Foto:

  • UNESCO: exposição temporária com obras do acervo da instituição pouco disponíveis para o grande público (Vasarely, Bogart, Guinovart, Brizzi, Portocarrero, entre outros) e obras que são habitualmente mais expostas (Calder, Erró, Giacometti, Miró, Moore, Picasso e Noguchi). Endereço: 7 place de Fontenoy, 75007. Metrô linha 8, estação École Militaire.

Além desses, o Louvre, Museu de Artes Decorativas, Panteão, Museu Nacional de História Natural, Fundação Louis Vuitton etc também estarão abertos gratuitamente até por volta de meia noite. Para ver a programação completa da Noite Europeia dos Museus em Paris, pesquise no mapa interativo abaixo:


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.