Por que o incêndio da Notre Dame Paris despertou tanta comoção? A brasileira Jaqueline Simas de Oliveira reflete sobre o ocorrido.

Por Jaqueline Simas de Oliveira

Efêmero. Tudo é passageiro.

notre dame paris

Notre Dame Paris. Foto:

Durante um banho demorado procuro entender o que faz um desastre como o da última segunda- feira (15) despertar a atenção e a solidariedade do mundo. Por que tal acontecimento desperta tanta comoção? Um evento tristíssimo, claro; mas certamente menos trágico do que inúmeras tragédias que assolam nosso cotidiano.

As respostas evidentes vão no sentido de dizer que é porque a Notre-Dame de Paris é um dos monumentos mais visitados do mundo, é símbolo de uma religião milenar, retrato de uma cidade, obra-prima arquitetônica, o resultado de épocas e costumes diferentes. Para mim, no entanto, nenhuma dessas explicações justifica, isolada ou conjuntamente, tamanha aflição – ainda que todas elas acompanhem o sentimento.

Acredito que estamos atônitos por um outro motivo. O incêndio da Notre-Dame é um choque de realidade para a vida. O prédio é símbolo de resistência. Resistiu à Revolução Francesa, à Comuna de Paris, à Guerra Franco- Prussiana, às duas Grandes Guerras. Parecia inabalável. Parecia tão inabalável que eu, ao ouvir a notícia do fogo, concluí imediatamente “é coisa boba, rapidamente será controlado”. Parecia, até a última segunda-feira. Até que vi a primeira foto. A flecha sendo engolida pelas chamas. O teto desabando. Até que me dei conta de que a atmosfera sonora da cidade estava tomada por sirenes de viaturas de bombeiros.

“Cadê a resistência? Achava que fosse intocável, eterna, imune a qualquer coisa”, pensei. Mas não é. Não é nada disso. Em um dia ela está lá, imponente e forte. No outro, está indo embora. Uma história secular sendo lambida por um fogo voraz durante míseras horas que não deveriam significar nada diante de todo tempo de sua existência. Não há quase nada que se possa fazer.

“Será que aproveitei tudo o que ela tinha para me oferecer nesses meses que passei em Paris?”. “Será que meus olhos foram capazes de fotografar tudo o que guardava aquele monumento?”. Questiono-me. “Guardo boas memórias”. Aquieto-me. “Mas se eu não tivesse conhecido a catedral, acho que estaria ainda mais triste. Afinal, imagina não ter agarrado a oportunidade de realizar um sonho pessoal desses?!” Concluo.

notre dame paris

Paris vista do alto da Notre Dame. Foto:

Vocês veem o mesmo que eu vejo? Entendem como eu entendo?

O incêndio da Notre-Dame mostra que tudo na vida passa. Nem as fortalezas são inatingíveis. Certezas não existem. O incêndio da Notre-Dame Paris é uma analogia à vida humana: não estamos imunes.Nada é eterno: pessoas, momentos, monumentos. O incêndio da Notre-Dame é livro de autoajuda: aproveite o instante presente, as pessoas presentes, as oportunidades presentes. Não tenha tanta certeza de que o que é hoje, continuará sendo amanhã. De um dia pro outro aquela pessoa não está mais lá, a experiência tão planejada acabou, a oportunidade passou. E o que resta, com sorte, é a tranquilidade por ter sido proveitoso. Ou o remorso por não ter honrado o que era digno de honra.

Na última segunda-feira Paris foi dormir muito diferente de como amanheceu. Seu maior símbolo sofreu. E ninguém podia prever. Ninguém antecipou. Ninguém imaginou. Ora, mas por que não?! Afinal, tudo é efêmero, tudo é passageiro. Inclusive as certezas e as fortalezas.

Jaqueline Simas de Oliveira tem 25 anos, é brasileira, advogada e mora em Paris, onde cursa um mestrado. Se descreve como uma pessoa apaixonada pela história, pela arte, pelo seu país de origem e pela França, mas, sobretudo, pela vida.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.