Você sabe qual é a árvore mais antiga de Paris? Onde ela fica? Quantos anos ela tem? Leia a “entrevista” que a prefeitura de Paris fez com ela.

Dentro das comemorações da Festa da Árvore, evento organizado pela prefeitura de Paris em homenagem a este inestimável patrimônio vegetal e a todos aqueles que ajudam a mantê-lo, o site da prefeitura publicou uma “entrevista” divertida e interessante com a árvore mais antiga de Paris. Leia abaixo a tradução que fizemos.

árvore mais antiga Paris

A árvore mais antiga de Paris fica na square René Viviani, no 5° arrondissement de Paris, perto da Notre Dame e da livraria Shakespeare & Co.

Prefeitura de Paris: Conte-nos sobre o seu nascimento.

Árvore Mais Antiga de Paris: Vocês estão prontos para uma viagem no tempo? Eu fui plantada em 1602, durante o reinado de Henri IV. Foi um ano após o nascimento de seu filho Louis XIII, que o sucedeu após seu assassinato por Ravaillac em 1610. Eu fui enviada como semente dos Estados Unidos para Jean Robin, o fitoterapeuta de Henri IV. Sim, eu sou uma estadunidense da região da cordilheira dos Apalaches, no leste da América do Norte, mas uma residente de Paris há 417 anos! Se eu tivesse sido plantada no meu país de origem, eu estaria apreciando a cordilheira, mas a paisagem aqui, muito diferente, também combina comigo. Há muito movimento e barulho mas eu vejo o Sena e muita gente vem me admirar, admito que gosto disso.

Você falou sobre Jean Robin, é por isso que você foi chamada de robinier (robínia ou acácia bastarda em português)?

Sim, é verdade que é assim que as pessoas me chamam: robinier. Mas eu tenho que restabelecer a verdade sobre a minha identidade. Meu nome em latim é Robinia, me foi dado por Linné, outro fitoterapeuta do século XVII, em homenagem a Jean Robin. Minhas folhas parecem as da acácia, mas eu não sou uma delas. Eu sou da família Fabaceae, uma das famílias mais importantes de plantas com flores. Aliás, de maio a junho é quando eu fico mais bonita porque tenho longos cachos de flores brancas que cheiram muito bem. Já no inverno eu perco minhas folhas. Dizem que a minha espécie é muito robusta e que posso viver muito tempo: acho que já provei isso…

Você pode nos contar mais sobre Jean Robin?

Como eu te disse, Jean Robin era o fitoterapeuta do rei. Em 1597, a Faculdade de Medicina, que ficava aqui ao lado, tinha um “jardim de ervas” gerenciado por Jean Robin, que aqui me plantou. Você sabia que os jardins medicinais existiam desde a Idade Média na capital? Infelizmente o jardim da faculdade fechou em 1617 mas Robin fez de tudo para que o rei criasse um jardim real de plantas medicinais: o futuro Jardin des Plantes.

árvore mais antiga Paris

Robinia Pseudo Acacia, a árvore mais antiga de Paris, tem 417 anos, 10 m de altura e 2,50 m de circunferência

Então você estava no jardim da Faculdade de Medicina?

Sim, esta faculdade de medicina era uma das “empresas” da Universidade de Paris, uma das maiores e mais antigas universidades medievais, fundada em 1200. Ela fechou em 1793. Essa igreja aqui atrás foi onde as primeiras reuniões da universidade foram realizadas.

Essa igreja já existia?

Sim, estou ao lado daquela que é considerada a igreja mais antiga de Paris, a Igreja Saint-Julien le Pauvre. Ela é do século VI, ela ganha de mim em idade! Na realidade, no século VI, ela era a igreja de um hospício, mas foi vandalizada no século IX e reconstruída no século XII. Bom, depois do fechamento da Universidade em 1793, ela foi um pouco abandonada. Durante a Revolução Francesa, ela foi uma loja de sal, depois de ter sido um anexo do Hôtel Dieu (hospital ao lado da Catedral de Notre Dame), depois foi devolvida ao culto em 1889.

Você deve ter visto muitas celebridades.

Sim, dizem que Dante e Tomás de Aquino frequentaram a Universidade. E eu sou do século de Racine, Corneille e Jean de la Fontaine! A praça que me rodeia – criada em 1928 e chamada René Viviani, em homenagem ao primeiro-ministro do Trabalho – está no coração de um lugar agradável e turístico, então vejo muitas pessoas! Alguns vêm para ler, alguns tentam pegar minhas flores – você sabe que pode-se fazer deliciosos donuts com elas? Mas, atenção, não é permitido pegá-las… E as pessoas me fotografam bastante!

Como você está se sentindo hoje?

Meu tronco é somente uma carcaça no qual várias outras árvores estão “soldadas”. As raízes aéreas das plantas que eu hospedo crescem dentro do meu antigo tronco, que tende a querer quebrar. Mas os brotos que nascem das minhas raízes são muitos (sim, eu tenho a tendência de me espalhar…). A vantagem é que eu posso ser re-plantada para garantir meu futuro.

Quem instalou esta balaustrada em forma de banco ao seu redor?

Foi cidade de Paris, em 2010. E, sim, é um banco.

rvore mais antiga de Paris

A árvore mais antiga de Paris


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.

A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.