Hoje, o Conexão Paris e a Air France convidam você para conhecer a casa da Elizabeth, uma jovem parisiense que vive num pequeno apartamento de 15m², no 7˚ distrito de Paris, pertinho da Torre Eiffel.

Com a oferta limitada, os preços dos imóveis em Paris tendem a estar acima do orçamento. A solução  é morar em apartamentos pequenos como o da Elizabeth – os famosos studios, que representam 32% das moradias parisienses.

O que são os studios?

Os studios são pequenos apartamentos compostos por uma única peça – que é sala e quarto ao mesmo tempo e, em alguns casos, também cozinha. É raro hoje em dia, mas pode ocorrer de o banheiro não estar dentro do apartamento. Com sorte, estará no mesmo andar. Em alguns casos, nem isso, é preciso subir alguns lances de escadas.

A lei francesa determina que um espaço só pode ser considerado habitação se tiver, no mínimo, 9m² (!); e pelos menos 2,20 metros de pé direito. Mas alguns studios são bem maiores, chegando a 30m², sem contar o banheiro e a cozinha.

Os pequenos apartamentos costumam ocupar os últimos andares dos edifícios.

Os pequenos apartamentos costumam ocupar os últimos andares dos edifícios. Foto de Javier Calvete no Shutterstock

Muitos desses pequenos apartamentos em Paris ocupam os últimos andares dos edifícios, onde antigamente eram os quartos dos empregados domésticos. Por isso, a altura do teto é irregular, o que traz charme ao apartamento – mas diminui ainda mais o espaço.

E, assim como no prédio de Elizabeth, muitas vezes não há elevador. Subir cinco lances de escada não é incomum para o morador parisiense.

A casa dos jovens parisienses

Na França, 24 anos é a idade média que os jovens saem da casa dos pais para morar sozinhos. Assim como Elizabeth, a grande maioria começa a vida adulta e independente nos studios. Em Paris, o valor médio do aluguel desses pequenos apartamentos é de 751 euros/mês.

Os parques e as margens do Sena são quintais de quem mora nos pequenos apartamentos de Paris.

Os parques e as margens do Sena são quintais de quem mora nos pequenos apartamentos de Paris. Foto de Wjarek no Shutterstock

É pequeno, é verdade. Mas, quando Elizabeth precisa de espaço, têm os cafés. E nos meses de calor, basta preparar o picnic e se instalar nas margens do Sena ou nos jardins da cidade. Não é tão mal assim, não é verdade?

Chez Moi é uma série especial sobre a casa francesa, produzida pelo Conexão Paris, em parceria com a Air France.

Leia também:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.