Conheça o ‘Guide des Plaisirs à Paris’, guia de cabarés, restaurantes, teatros e locais de lazer e entretenimento da Paris na Belle Époque, lançado em 1909.

A Belle Époque e Paris na Belle Époque

A Belle Époque foi um período de grandes avanços sociais, econômicos, tecnológicos e políticos, não só na França, como em outros países europeus (onde ganhou diferentes denominações).

Podemos definir seu início por volta da década de 1870 – com o fim das grandes transformações urbanísticas implementadas em Paris por Napoleão III e pelo Barão Haussmann – e seu término em 1914, quando estourou a 1ª Grande Guerra Mundial.

paris na belle epoque

Edícula do metrô de Paris (estação Abbesses) projetada por Hector Guimard

O final do século XIX foi extremamente rico em Paris. Nesse período grandes símbolos parisienses foram construídos: a Torre Eiffel, em 1889, e o Petit Palais e o Grand Palais, em 1900. Mas, o que mais marcou a Belle Époque em Paris, foi o estilo Art Nouveau, que se propagou como fogo nas artes gráficas, na moda e na arquitetura.

O Art Nouveau deu origem a muitas das imagens ícones que hoje associamos à “Paris antiga”. O grande responsável por isso talvez tenha sido Hector Guimard, arquiteto francês criador das entradas e edículas do então récem-inaugurado metrô de Paris.

O Guia dos Prazeres de Paris durante a Belle Époque

Os estudantes da Escola Politécnica de Lausanne “desenterraram” nos arquivos digitais da Biblioteca Nacional de Paris um mapa-guia de Paris quase no fim da Belle Époque.

Chamado Le Guide des Plaisirs à Paris, nele estão indicados os teatros, cabarés, restaurantes, salas de concerto e demais locais de lazer e entretenimento da Paris de 1909. Eles construíram um site (clique aqui) chamado Paris 1909 TripAdvisor onde é possível saber mais informações sobre cada local assinalado no mapa.

Alguns desses locais não existem mais, outros continuam funcionando como há mais de 1 século (clique aqui e veja a lista completa). Interessante notar que grande parte dos locais se concentram em áreas que, ainda hoje, são conhecidas por sua vida noturna e de diversão, como os Grands Boulevards e Pigalle.

paris na belle epoque

Le Guide des Plaisirs à Paris 1909

Alguns locais que não existem mais

Cirque Métropole: 18 avenue de la Motte-Piquet, 75005. Circo criado pelo dentista americano M. Irlicht em 1906.

Cabarés Le Ciel e L’Enfer: 53 boulevard de Clichy, 75009. Dois cabarés, lado a lado no mesmo endereço, fundados por Antonin Alexander em 1892, com referências à obra de Dante Alighieri.

paris na belle epoque

Os cabarés Le Ciel e L’Enfer

Alguns locais que ainda existem.

Museu Grévin: 10 boulevard Montmartre, 75009. Museu de cera inaugurado em 1882.

Moulin Rouge: 90 boulevard de Clichy, 75018. O mais famoso cabaré parisiense de todos os tempos, fundado 1889 por Joseph Oller e Charles Zidler, ainda atrai turistas do mundo todo.

Paris na Belle Époque

O cabaré Moulin Rouge

Vários restaurantes em Paris, abertos durante a Belle Époque e com decoração totalmente Art Nouveau, continuam funcionando. Clique aqui e leia nosso artigo.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris