Essa manhã foi anunciada a morte do estilista Karl Lagerfeld, diretor criativo da marca Chanel, a mais icônica das grifes francesas.

Karl Lagerfeld foi o mais prolífico, constante e atuante couturier da história da moda. Além da Chanel, na qual criava várias coleções por ano desde 1983, ele também desenhava as coleções da marca italiana Fendi – onde começou em 1965 – e de sua própria marca, lançada em 1984.

Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld

Karl foi também um dos poucos estilistas que conseguiu se manter profissional, comercial e culturalmente relevante até o dia de sua morte. Azzedine Alaïa, que morreu em 2017, é outro que vem à mente. Seus contemporâneos – e até mesmo profissionais de gerações posteriores – foram perdendo aquela centelha da genialidade e da ânsia pelo novo ao longo de suas carreiras.

Lendo sobre sua vida – descrita por terceiros e por ele próprio – percebemos que Karl foi sempre uma pessoa inquieta, curiosa e determinada. Muito em função da relação com sua mãe, segundo ele, sempre dominadora e até mesmo má.

Apesar de desde os anos 60 Karl ter sido uma estrela – e até mesmo um ícone pop a partir dos anos 2000 – ele sempre colocou sua própria marca em segundo plano, dedicando seu tempo e talento às marcas que o contrataram.

No fundo, o próprio Karl era uma marca, um produto/persona cuidadosamente construído ao longo das décadas. Uma lenda cujo talento, inteligência e declarações polêmicas – e por vezes nada politicamente corretas – ajudaram que fosse difundida pelo mundo da moda e além dele.

Karl e a França

Apesar de ter nascido na Alemanha, Karl se mudou para Paris com sua mãe aos 19 anos. Aos 21 ganhou o 1° prêmio de sua carreira, melhor casaco no concurso realizado pelo Secrétariat International de la Laine.

Como diretor criativo da Chanel, a marca que encorpora a elegância e o estilo franceses, Karl invariavelmente celebrava Paris e a França em seus desfiles (como bem lembrou a Cristiane Pereira nos comentários abaixo). A Torre Eiffel, os jardins de Versailles, as ruas de Paris, uma típica brasserie francesa e o prédio sede da Chanel na rue Cambon foram reproduzidos nos cenários dos desfiles Chanel, que sempre são realizados no Grand Palais, outro ícone de Paris. Veja no vídeo abaixo:

Aqui no blog temos alguns artigos sobre Karl e suas peripécias na Chanel:

 


No site Meia Noite em Paris você encontra incríveis passeios de bike por Paris, entre eles o famoso e querido Meia Noite em Paris by Bike.

Compre aqui com antecedência seu ingresso corta-fila para os principais museus, monumentos e atrações em Paris e arredores.

A ParisCityVision é a principal empresa de passeios em grupo por Paris e pela França: castelo de Versailles, Giverny, Mont Saint Michel e muitos outros destinos.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise aqui horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.

 

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris