A maior parte das estações de metrô de Paris tem o mesmo padrão de acabamento, sendo revestidas com o mítico azulejo branco retangular.

Algumas fogem desse padrão e incorporam na sua decoração temas e informações do seu entorno, veja nesse artigo quais são elas.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

As edículas de acesso das estações do metrô de Paris foram criadas pelo arquiteto francês Hector Guimard (foto: )

Breve história do metrô parisiense

O metrô de Paris é um dos mais antigos do mundo. Antes da capital francesa, somente Londres, Nova Iorque, Chicago e Budapeste já tinham metrô. A construção da 1ª linha parisiense – a linha 1, que cruza Paris de leste a oeste, na época da Porte de Vincennes à Porte Maillot – foi iniciada em 4 de outubro de 1898 e inaugurada no dia 19 de julho de 1900, com 3 meses de atraso.

O crescimento da rede de metrô parisiense foi rápido. Em 1910 já haviam 6 linhas (não exatamente iguais as que temos hoje) e, até 1935, 13 das 14 linhas atuais já haviam sido criadas. A 14, a última a ser construída, foi inaugurada em 1998.

Hoje em dia o metro de Paris conta com 14 linhas principais mais 2 suplementares (3bis e 7bis), 302 estações e 203 km de vias. Mais 4 linhas (15, 16, 17 e 18) estão sendo construídas na periferia de Paris e deverão começar a funcionar em 2024.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Estações atípicas

  • Louvre – Rivoli, linha 1

A estação Louvre – Rivoli, na época chamada simplesmente de Louvre, foi a primeira estação do metro de Paris a ter uma decoração diferenciada. Inaugurada em 1968 pelo Ministro da Cultura André Malraux, ela possui reproduções de esculturas expostas no Museu Louvre e o acabamento das paredes e piso faz referência aos materiais usados na construção do museu.

metrô de paris

Estação Louvre – Rivoli, linha 1 (foto: RATP / Denis Sutton)

  • Arts et Métiers, linha 3

Uma das estações mais peculiares e luxuriantes de Paris. 800 placas de cobre fixadas na parede reproduzem o interior do submarino Nautilus, personagem do livro 20.000 Léguas Submarinas de Jules Vernes. Esta decoração, criada em 1994, celebra o bicentenário do Conservatoire National des Arts et Métiers. As engrenagens no teto, associadas às idas e vindas dos metrôs, lembram o funcionamento dos motores de combustão interna.

metrô de paris

Estação Arts et Métiers (foto: )

  • Saint-Germain-des-Prés, linha 4

Em 2000, para celebrar o centenário da abertura da primeira linha do metrô de Paris, a RATP (empresa que administra o transporte público parisiense) redecorou várias estações, incluindo a estação Saint-Germain-des-Prés, onde os nomes de grandes artistas e intelectuais parisienses, bem como algumas de suas citações, são projetados nas paredes e teto.

metrô de paris

Estação Saint-Germain-des-Prés, linha 4

  • Concorde, linha 12

No começo dos anos 1990 a estação foi reformada e suas paredes revestidas com azulejos brancos quadrados, cada um contendo uma letra. O conjunto cita horizontalmente passagens da Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadãos de 1789, texto fundador da República Francesa.

metrô de paris

Estação Concorde, linha 12 (foto: )

O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 

Qualidades e defeitos do metrô de Paris

Recentemente republicamos no Facebook um artigo de 2017 que fala sobre as qualidades e defeitos de Paris (clique aqui para ler).

Muitos dos nossos leitores apontaram a sujeira, mal cheiro e falta de acessibilidade do metro de Paris como o principal defeito da capital francesa.

Sem sombra de dúvida esses aspectos precisam ser melhorados – principalmente a acessibilidade pois há muuuuitas escadas – mas o metrô de Paris é rápido, confiável, barato e cobre a cidade toda.

Clique aqui e leia nosso artigo super completo dedicado ao metrô de Paris: como usar o metrô de Paris, preço, tickets, mapa, horário, linhas, estações mais próximas dos pontos turísticos, o que evitar e muito mais!

Leia também

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris