A temporada cultural 2019 em Paris começa com duas super exposições na Fundação Louis Vuitton. Uma focada no Impressionismo e outra nos últimos 60 anos da pintura.

Apesar de nova no cenário das artes em Paris, a Fundação Louis Vuitton, inaugurada em 2014, vem apresentando a cada ano as melhores e mais concorridas exposições temporárias da capital francesa. A Ícones da Arte Moderna. A Coleção Chtchoukine, da temporada 2016/2017 e sobre a qual falamos aqui, foi a mais visitada em 2016, atraindo cerca de 1,2 milhões de pessoas. A Être Moderne : Le MoMA à Paris, da temporada 2017/2018 e sobre a qual falamos aqui, foi a mais visitada em 2017, com 755 mil visitantes.

exposições na Fundação Louis Vuitton

Fundação Louis Vuitton (foto: Ludovic Farine / Shutterstock)

Para o 1° semestre de 2019, a Fundação LV dá o pontapé inicial da temporada cultural com 2 super exposições. Uma focada no fim do século XIX / início do século XX e outra que contempla os últimos 60 anos da pintura. Assim como nas duas exposições de 2018/2019, sobre Basquiat e Egon Schiele, o objetivo da Fundação é sempre trazer uma perspectiva histórica à produção de arte mais contemporânea.

La Collection Courtauld : Le Parti de l’Impressionnisme

Assim como a Coleção Chtchoukine, a Coleção Courtauld também foi sendo construída ao longo de anos por um homem rico. Nesse caso, o industrial e mecenas inglês Samuel Courtauld que fundou uma galeria de arte e um instituto – ligado à universidade de Londres – que estuda a história da arte.

exposições na Fundação Louis Vuitton

Un bar aux Folies-Bergère (Um Bar no Folies-Bergère) de Manet (1882)

A Coleção Courtauld foi constituída em menos de 10 anos (de 1923 a 1929) e conta com 110 obras entre pinturas e artes gráficas. Ela é considerada uma das mais significativas coleções de pinturas impressionistas e possui algumas obras-primas como: Un bar aux Folies-Bergère (Um Bar no Folies-Bergère) de Manet (1882), La Loge (O Camarote) de Renoir (1874), Autoportrait à l’oreille bandée (Autorretrato com a orelha enfaixada) de Van Gogh (1889); além de 10 aquarelas do pintor inglês William Turner.

exposições na Fundação Louis Vuitton

Autoportrait à l’oreille bandée (Autorretrato com a orelha enfaixada) de Van Gogh (1889)

Outros artistas presentes na coleção são Modigliani, Boudin, Cézanne, Degas, Gauguin, Seurat, Matisse, Monet, Picasso, Pissarro, Rodin, Sisley, Toulouse-Lautrec etc.

La Collection de la Fondation : Le Parti de la Peinture

Paralela à exposição acima, a Fundação LV organiza mais uma vez uma mostra de parte de seu enorme acervo de arte internacional. Dessa vez o foco é na pintura em toda a sua diversidade: figurativa ou abstrata, expressiva ou distanciada. Serão apresentadas 70 obras, de 23 artistas de todo o mundo, cobrindo o período a partir dos anos 1960 até os dias de hoje.

Em exposição obras de Yayoi Kusama, Gerhard Richter, Jesús Rafael Soto, Joan Mitchell, Alex Katz e Ettore Spalletti e salas temáticas, apresentando obras de vários artistas, em torno da abstração, do espaço e da cor. A exposição pretende mostrar como a pintura está constantemente se reinventando e quebrando suas próprias regras, com base nas técnicas atuais de reprodução.

Informações práticas

La Collection Courtauld : Le Parti de l’Impressionnisme, de 20/02 a 17/06/2019 na Fundação Louis Vuitton.

La Collection de la Fondation : Le Parti de la Peinture, de 20/02 a 26/08/2019 na Fundação Louis Vuitton.

Ingresso: 22€ (dá acesso às 2 exposições + ida e volta com ônibus especial que sai de perto do Arco do Triunfo: Place Charles de Gaulle, na esquina da Avenue de Friedland, perto da saída de metro). Clique aqui e compre com antecedência, durante os finais de semana a espera na fila pode chegar a 1 hora.

Endereço: 8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne 75116, Paris.

Como chegar: pegar o metrô linha 1, descer na estação Les Sablons e andar cerca de 15 minutos até a Fundação (há placas indicativas).

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris