Relógio e controle do tempo ou a origem do relógio joia.

Mais que um simples acessório marcando o tempo, funcionalidade atualmente ao alcance de qualquer aparelho eletrônico, o relógio é, hoje, um objeto estatutário. Um objeto que assinala imediatamente a categoria social do seu ou da sua proprietária. Quando masculino, o relógio é massivo e essencialmente técnico. Feminino, ele se transforma muitas vezes em joia. O relógio feminino nasceu joia. Ele adquiriu sua real função mais tarde, quando as mulheres adquiram o direito de consultá-los.

Relógio e controle do tempo

O relógio surgiu enquanto objeto de uso masculino. Consultar a hora era um gesto autorizado somente aos homens. Foi com o desenvolvimento tecnológico e com a miniaturização progressiva dos mecanismos que os fabricantes passaram a criar relógios/joias, relógios escondidos, peças exclusivamente femininas. Assim apareceram relógios com formas inéditas, por exemplo, o relógio anel que a Marquesa de Pompadour, favorita do rei Louis XV, encomendou ao relojoeiro da época. A joia escondia a função.
Por que essa artimanha de relógio escondido e secreto? Porque o porte do relógio era privilégio masculino? Talvez a resposta se encontre na questão do controle do tempo. As atividades masculinas exigiam esse controle. As femininas menos. E assim nascem as regras sociais. Já que a mulher não precisava controlar o tempo, tornou-se inimaginável para ela consultar, em sociedade, as horas.

Exemplo de relógio anel

Montres à secret

Durante muitos anos as mulheres fizeram uso do relógio escondido. No final do século 19, os joalheiros da praça Vendôme começaram a fabricar novos modelos de relógios/pulseiras chamados montres à secret. Nestas peças engenhosas, verdadeiras pulseiras de diamantes e pedras preciosas, as mulheres consultavam discretamente as horas. Graças aos ponteiros escondidos sob diamantes e rubis, estas vanguardistas do século 19 controlavam secretamente o tempo.
A marca que deu início à tradição da montre à secret foi Van Cleef & Arpels. Cartier seguiu os mesmos passos escondendo as agulhas atrás de pássaros, animais e flores. Bulgari, que já trabalhava com o motivo serpente, criou, a partir dos anos 1940, os relógios/pulseiras serpentiformes. A cabeça do réptil se abria revelando os ponteiros!

Pulseira relógio, Gianpiero Bodino

Estas joias, hoje, fazem parte de peças extraordinárias de coleções da alta joalheria. Elas são apreciadas tanto pela raridade como pela proeza técnica que representaram.
No final do século 20 e início do século 21, a montre à secret ainda é fabricada de maneira marginal. Ela exige domínio técnico e muita habilidade. Esses relógios secretos são considerados um território de expressão artística. Marcas como Piaget, Chopard e Gianpiero Bodino se instalaram neste nicho.

Relógio e controle do tempo

Relógio Medor Hermès

Relógio e controle do tempo

Relógio Medor Hermès

E Hermès, com um modelo que data de 1993, fechou o ciclo da história do objeto. Hoje, homens e mulheres portam nos pulsos montres à secret. Mesmo não sendo mais necessário consultar as horas.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.