Você acha que Paris é uma cidade saudável? E você diria que Paris é a cidade mais saudável do mundo?

O site de busca e comparação de passeios, hotéis e passagens Travel Supermarket rankeou os 100 principais destinos de viagem – listados no Top 100 Cities Destinations Rankings 2017 da Euromonitor International – para chegar a lista das 50 cidades mais saudáveis do mundo. E, surpresa!, Paris foi eleita a cidade mais saudável do mundo!

Paris é a cidade mais saudável do mundo

Paris, cidade mais saudável do mundo (foto: 

O método

Para chegar a lista das cidades mais saudáveis do mundo, o site pesquisou fontes como o TripAdvisor e Yelp para descobrir o número de parques, academias, spas, estúdios de ioga e pilates, lojas de alimentos saudáveis ​​e restaurantes com opções veganas em todas essas cidades. Esses números foram divididos pelo tamanho de cada cidade para chegar ao número de “equipamentos saudáveis” por quilômetro quadrado. No cálculo entrou também a média anual de horas de luz do sol e o custo médio de uma estada de uma noite (proveniente dos dados do próprio TravelSupermarket).
Depois que todas as métricas foram obtidas, elas receberam uma pontuação com base em quão valiosas elas eram consideradas. Essa avaliação foi usada para formar uma pontuação para cada métrica de cada cidade. As 50 maiores cidades com pontuações mais altas entraram na lista. A pesquisa foi realizada entre novembro e dezembro de 2018. Todos os dados podem ser encontrados aqui.

Paris

E dentre os 100 principais destinos mundiais de viagem, Paris foi eleita a cidade mais saudável do mundo, com 61.87 pontos em 100. Clique aqui e veja a lista completa.
E isso é verdade? Pessoalmente em Paris eu sou uma pessoa mais saudável do que era em Belo Horizonte: ando mais a pé e como mais saudável. Academia e esportes continuo não fazendo.

Rua do Marais, em Paris (foto: )

Segundo os dados levantados pela Travel Supermarket há 155 lojas de comida saudável (nesse quesito Paris fica em 3° lugar no ranking geral) e 1.305 restaurantes que servem opções veganas (nesse quesito Paris fica em 2° lugar). Independente disso e apesar da gastronomia tradicional francesa estar fortemente ligada à manteiga, ao pão, aos queijos, aqui comemos de forma mais parcimoniosa. Come-se de tudo mas come-se pouco. Além disso, fritura é coisa rara. Sobremesa sempre existe mas os doces franceses levam pouco açúcar. Clique aqui e leia sobre uma ótima loja de produtos orgânicos em Paris e clique aqui para ver nossas dicas de restaurantes vegetarianos e veganos em Paris.
Um dado que impressiona é que em Paris, uma cidade cuja área é ⅓ da área de Belo Horizonte, há 894 spas e 139 parques. Obviamente a maioria dos spas está ligada aos grandes hotéis e são voltados para o turista mas mesmo assim eles estão abertos a todos. Os parques são realmente um dos tesouros de Paris. Em uma cidade de apartamentos pequenos, os parques, praças e áreas verdes da cidade funcionam como uma extensão das casas das pessoas não só para a prática de esportes, como para o lazer, descanso e encontros. Eles são primordiais para a boa saúde física e mental.

Place des Vosges, em Paris (foto: 

Um quesito no qual Paris deixa muito a desejar – a cidade é a 43° colocada – é a quantidade anual de horas de sol. E em 2019 a situação está difícil. Até o meio de janeiro tivemos pouco menos de 4 horas totais de sol. Pelo menos, hoje, dia 21 de janeiro de 2019, o sol brilhando!

A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.