Ao nos depararmos com uma garrafa de vinho cujo rótulo diz “Grand Cru” ou ao estarmos em uma região vinífera e escutarmos “c’est un cru!” – é um cru! –  temos as seguintes dúvidas: O que é um vinho Grand Cru? Qual é a diferença entre “cru” e “Grand Cru”? Marina Giuberti, sommelière brasileira e dona da loja Divvino Paris, responde.

Cru” significa um vinho de boa qualidade e reputação.
Os vinhos Grand Cru são sempre provenientes dos melhores terroirs. Terroir tem origem na terra e significa um conjunto de fatores bem complexos, como o tipo de solo, a latitude e longitude, a pluviometria e quantidade de sol anual, as tradições vinícolas da região etc.
Os Grand Cru são vinhos excepcionais, para ocasiões especiais. Os preços, óbvio, acompanham a qualidade e a fama.

A 1ª vez

A primeira vez que ocorreu uma classificação Grand Cru foi em 1855 pela ocasião da exposição universal no Grand Palais, em Paris. O imperador Napoleão III solicitou a um dos seus ministros a classificação da região do Médoc e Sauternes, em Bordeaux. Esta foi a primeira vez que alguém pensou em classificar uma região vinícola, facilitando assim a escolha e mostrando aos consumidores quais eram os melhores vinhos e confirmando mais uma vez a liderança francesa quando o assunto é qualidade em matéria de enologia. Os primeiros grand cru do Médoc são: Château Lafite Rothschild, Château Latour, Château Margaux, Château Mouton Rothschild e Château Haut-Brion.

O que é um vinho Grand Cru

Região de Médoc, em Bordeaux (foto: )

A classificação dos vinhos de Saint-Émilion por sua vez só foi feita 100 anos depois em 1955 e classifica a AOC Saint-Émilion Grand Cru (a AOC Saint-Émilion não tem classificação nesse sentido).
A revisão dessas classificações também é muito importante, em Saint-Émilion, por exemplo, houve uma convenção que determinou a revisão a cada 10 anos, entretanto a decisão não foi respeitada e a revisão ocorreu nos anos de: 1959, 1969, 1986, 1996, 2006 e 2012. Alguns grand cru dessa região: Château Ausone e Château Cheval Blanc.
Já os Grand Cru da Borgonha encontram-se somente em 10 cidades nas sub-regiões de Côte de Nuits, Côte de Beaune e Chablis e apenas 33 AOC possuem o privilégio de portar a menção Grand Cru, determinados pelo INAO em 1932 – Instituto Nacional de Apelação de Origem. Alguns grand cru dessa região: Chambertin, Clos-de-Vougeot, Clos-des-Lambrays, Musigny, Romanée-Conti e Corton-Charlemagne.

O que é um vinho Grand Cru

Dois Grand Cru da Borgonha (Côte d’Or): tinto Charmes Chambertin (Côte de Nuits) e branco Corton-Charlemagne (Côte de Beaune)

Existem 51 terroirs classificados Grand Cru na Alsácia. E a região oferece excelentes custos benefícios.

O que é um vinho Grand Cru

Vinhos Grand Cru da Alsácia

Em Champagne existem 17 communes classificadas Grand Cru. Na foto o hors concours Selosse, que fica em Avize, e o biodinâmico Beaufort, em Ambonnay.

O que é um vinho Grand Cru

Champanhes Grand Cru

No Vale du Rhône não existe classificação Grand Cru, mas se existisse, com certeza apelações nobres como Cornas e Chateauneuf du Pape seriam classificadas.

O que é um vinho Grand Cru

Cornas e Chateauneuf du Pape, vinhos nobres do Vale du Rhône

Curso vinhos Grand Cru

Como os “Grand Cru” são sempre os melhores vinhos das regiões mais renomadas, a cave/loja Divvino Paris homenageia esses vinhos de extrema qualidade com o curso de vinhos “Grand Cru”.
Criado há anos atrás, esse curso apresenta uma seleção especial de “crus” para a degustação e análise sensorial, compartilhando assim todo conteúdo e segredos por trás dessas garrafas de vinhos. E  explicando descomplicadamente, que vinho se aprende bebendo, e que nem sempre o melhor rótulo, entrega o melhor vinho. Assim como acontece com os seres humanos, a beleza pode ser mais intrínseca. Santé !
Clique aqui e leia nosso artigo sobre a cave Divvino Paris e a sommelière brasileira Marina Giuberti. Para se inscrever no curso de vinhos “Grand Cru”, clique aqui.

Informações práticas

Divvino Marais: 16 rue Elzevir, 75003 Paris. Metrô linha 1 estação Saint Paul e linha 8 estação Chemin Vert. Funcionamento: terça a domingo de 12:00 as 21:00.
Divvino Charonne: 163 boulevard Voltaire, 75011 Paris. Metrô linha 9, estação Charonne. Funcionamento: segunda de 17:30 as 20:30; de terça a sexta de 10:30 as 13:30 e de 15:30 as 20:30, sábado de 10:30 as 21:00 e domingo de 11:00 as 14:00 e de 16:00 as 20:00.
Site: www.divvino.com
Email: divvinoparis@gmail.com
Telefone: +33 09 83 05 27 46