Réveillon em Paris, no Arco do Triunfo

A- A+

Desde 2014 o réveillon em Paris é oficialmente comemorado no Arco do Triunfo/Avenida Champs Élysées. Veja a programação de 2018.

Como vem acontecendo desde 2014, a prefeitura de Paris comemora oficialmente a virada do ano com um espetáculo de luz e imagens projetadas no Arco do Triunfo. O réveillon de rua de Paris não é o mais animado e festejado do mundo, o governo parece reservar as grandes comemorações para o 14 de julho, a data nacional francesa.

reveillon em paris

Reveillon em Paris 2017/2018, no Arco do Triunfo/Avenida Champs Élysées (foto: )

Nós geralmente sugerimos um jantar – precedido ou seguido de um espetáculo de balé, ópera ou teatro. Não há perigo em passar o réveillon na rua mas estará frio e, como esse é um evento que atrai muita gente, pode ser trabalhoso voltar para o hotel. Clique aqui e leia nosso artigo sobre as linhas de metrô que funcionarão na madrugada do dia 1° de janeiro, após as 2h da manhã.

O espetáculo e a programação

O espetáculo de 2018 terá como tema a Fraternidade, um dos 3 pilares da sociedade francesa juntamente com a Liberdade e a Igualdade.

A partir das 20h a avenida Champs Élysées ficará fechada à circulação de carros mas a programação só começa oficialmente às 23h20 com o pré-show. Durante 20 minutos, um relógio de neon projetado sobre o Arco do Triunfo fará a contagem do tempo até o início do show propriamente dito, às 23h40. Duas datas importantes, em direta relação com o tema “Fraternidade”, serão lembradas nesse momento:

• Os 230 anos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789).

• O 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (adotada em 10 de dezembro de 1948 pelos 58 membros da ONU).

Para fechar o pré-show, uma infinidade de letras escreverão “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.

reveillon em paris

Reveillon em Paris 2017/2018, no Arco do Triunfo/Avenida Champs Élysées (foto: )

De 23:40 até a meia noite uma série de imagens serão projetadas sobre o Arco, os temas serão:

• Uma Paris cosmopolita

• Abertura para o mundo

• Vivendo juntos

• Respeito ao meio ambiente

• Solidariedade

• A luta contra a discriminação

• O esporte

• A festa

• 2019 – Uma Paris da Irmandade

• Contagem final para a passagem para 2019

À meia noite acontece um espetáculo de fogos de artifício que dura cerca de 3 minutos. Pouquinho, né?

E a Torre Eiffel?

A Torre Eiffel – por ser o monumento ícone de Paris e da França – atrai turistas e parisienses que se congregam ao seu redor para a virada do ano. Porém, não há comemorações ou eventos oficiais organizados no local. A Torre pisca habitualmente a cada hora – o que tem um significado especial nesse momento – e pronto.

Outras opções

Caso você queira um réveillon mais confortável mas não menos impactante, sugerimos o jantar-passeio de barco pelo rio Sena, clique aqui para mais informações. Há também a opção city tour noturno + jantar-cruzeiro especial de Ano Novo, clique aqui para mais informações e fazer sua reserva.

Os restaurantes citados nesse artigo também funcionarão na noite do 31 de dezembro, clique aqui para ler. Imprescindível reservar!

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

6 pitacos, participe desta conversa

  1. Cristiana disse:

    Obrigada, Rodrigo.

  2. Carolina disse:

    Olá, estou com viagem marcada para Paris no chegando no dia 14/01 e ficando 1 semana, mas estamos em dúvida se devemos remanejar a viagem para outro lugar próximo, em virtude das manifestações dos coletes amarelos. Vi que elas costumam acontecer aos sábados, ela tem se restringido somente a esse dia? Se sim, quanto ela complica a vida do turista? Desde já, agradeço a vocês e parabenizo o blog que sigo há muitos anos e é sempre o melhor guia para o que fazer em Paris. Atenciosamente. Carolina

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Carolina, obrigado pelos elogios e por nos acompanhar. As manifestações só acontecem aos sábados e somente na região da avenida Champs Élysées. O movimento vem perdendo força e a manifestação de ontem teve pouca gente. Não há necessidade de remanejar a viagem.

  3. Cristiana disse:

    Olá! Confesso que estou em dúvida se devo me dirigir à Lina ou ao Rodrigo. Enfim, Prezados, seguindo a sugestão de vocês, fiz uma reserva para a ceia de Réveillon no restaurante Alcazar, mas vendo esse post estou em dúvida se devo manter minha reserva ou participar dessa “virada” no Arco do Triunfo. Outra opção seria conjugar a ceia no Alcazar com uma ida na sequência para a Champs Élyssés. Vocês acham que é viável? Uma outra questão, é que ouvi na Globo News a respeito da possibilidade de uma nova manifestação dos “coletes amarelos” no próprio dia 31/12, na Champs Élyssés. Vocês ouviram algo a respeito aí?
    Agradeço, desde já, e aproveito para parabenizá-los pelo excelente site. Extraí muitas dicas, que certamente enriquecerão minha viagem.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cristiana, nós aqui do Conexão Paris sempre sugerimos a dobradinha “jantar + espetáculo” para a noite de réveillon. Sabemos que Paris é uma cidade sedutora e que os brasileiros adoram o réveillon nas ruas, por isso sempre publicamos um artigo sobre o réveillon oficial de Paris. O “problema” é que ele é um pouco sem graça (o espetáculo de luzes dura somente 20 minutos e os fogos somente 3 minutos), além disso faz frio e as ruas ficam cheias. Terminado o espetáculo todos voltam para casa.
      Sim, existe a possibilidade de uma manifestação no dia 31/12.

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.