Arco do Triunfo reaberto ao público: dia 12 de dezembro 2018 o magnífico Arco do Triunfo de Paris abriu novamente suas portas aos visitantes franceses e internacionais.

O Arco do Triunfo foi alvo dos incidentes do 1° de dezembro e não escapou ao quebra-quebra e pichações dos manifestantes. As fotos publicadas pela mídia impressionaram pela violência do ataque. Por isso esperávamos uma restauração longa e demorada.

Arco do Triunfo

Arco do Triunfo


Isso sem contar com a mobilização do Centro de Monumentos Nacionais (CMN) e do Laboratório de Pesquisa dos Monumentos Históricos. Estas duas instituições uniram suas forças para a abertura do Arco do Triunfo em prazo recorde.
Uma dúzia de empresas, representando vinte especialidades diferentes, trabalharam a curto prazo. Profissionais na área da alvenaria, carpintaria, pintura, ferraria, serralharia, encanamento e eletricidade participaram desta mobilização.
O CMN pode assim abrir o Arco do Triunfo ao público em condições satisfatórias de segurança e conforto, tanto para os visitantes como para os agentes do monumento. Toda a rede e equipamentos indispensáveis à segurança e ao bom funcionamento do monumento foram refeitas e testadas. Certos elementos do mobiliário, sobretudo os da livraria/butique do Arco do Triunfo, foram objeto de consertos provisórios na espera de novas peças definitivas.
O busto de mármore de Louis Philippe, pichado com tinta colorida, pode ser restaurado sem problemas. As outras obras, fortemente degradadas, estão atualmente em fase de restauração e serão reintegradas ao percurso da visita o mais rápido possível.
A Fundação Napoleão colocou generosamente à disposição do Arco do Triunfo um outro busto de Napoleão. O emprestado substituirá o original que está em fase de restauração.
Na sua página oficial, o CMN agradece calorosamente as personalidades, instituições e empresas do mundo inteiro que manifestaram solidariedade ao monumento. E agradece também todos aqueles que contribuíram para a reabertura das suas portas.
Aproveitamos o artigo para um alerta. Para visitar o Arco do Triunfo, não atravesse a pé a praça Charles de Gaulle. Utilize a passagem subterrânea, muito mal assinalada por sinal. Na avenida Champs Élysées, no passeio da direita de quem sobe, se encontra a entrada desta passagem.
Clique aqui para comprar seu ingresso corta-fila para subir até o topo do Arco do Triunfo.