O Centro Pompidou – museu de arte moderna e contemporânea em Paris – lançou um divertido vídeo publicitário para atrair mais visitantes.

Sem sombra de dúvidas Paris é a capital mundial da cultura. Além, de todas as mostras, exposições, espetáculos, concertos e balés que nela acontecem durante todo o ano (pesquise aqui), a cidade possui cerca de 120 museus – entre públicos e privados, enormes e minúsculos – que versam sobre os mais variados assuntos (clique aqui e leia nosso artigo onde classificamos os principais museus de Paris).

Com essa vasta quantidade de opções, é difícil atrair a atenção do turista. Mesmo que Paris seja uma das cidades mais visitadas do mundo, o turista padrão não passa muito tempo na cidade e acaba visitando as grandes estrelas: Louvre, Orsay, Versailles.

O Centro Pompidou

No meio dessa luta por visitantes, o Centro Pompidou – museu de arte moderna e contemporânea – lançou na semana passada um vídeo publicitário que fez muito sucesso e, ao que tudo indica, cumpriu o seu papel na divulgação do museu, pois já teve mais de 500.000 visualizações. De forma divertida e leve, o museu começa dizendo que muitos dos turistas estrangeiros nunca ouviram falar do Pompidou e não sabem onde ele fica. Assista abaixo:

Verdade ou marketing?

Mas será que isso é verdade ou somente uma inteligente jogada de marketing? Segundo as estatísticas de frequentação dos museus parisienses em 2017, o Centro Pompidou foi o 2° museu mais visitado em Paris (3.337.000), perdendo apenas para o Louvre (8.022.300!) e ganhando do Museu Orsay (3.177.842) que, segundo os usuários do TripAdvisor é o melhor museu do mundo (leia aqui).

centro pompidou

Centro Pompidou (foto: zoetnet no Flickr)

Além disso o prédio do museu não é nada discreto! Até hoje, 40 anos após sua construção, ele se destaca na paisagem urbana de Paris e atrai olhares de admiração e reprovação. Com certeza muitos dos turistas que dizem não saber onde fica o Pompidou já passaram em frente ao prédio mas não associaram o nome à pessoa.

O museu possui uma ótima coleção permanente que vai de Pablo Picasso a Olafur Eliasson, passando por Andy Warhol e Yves Klein; além de fotografias, móveis, objetos e filmes. Suas exposições temporárias são invariavelmente excelentes, cobrindo as artes, o design e a arquitetura e atraindo milhares de pessoas. Em 2017, a exposição sobre o pintor David Hockney foi vista por 620.945 pessoas. Atualmente está em cartaz uma exposição sobre o cubismo e outra sobre o arquiteto japonês Tadao Ando.

Nós também fizemos um vídeo sobre o Centro Pompidou – menos engraçado e mais conceitual – , veja abaixo. Leia também nosso artigo completo sobre o Pompidou, clique aqui.

E você? Já ouviu falar do Centro Pompidou? Já visitou o museu?

Centre Georges Pompidou: Place Georges Pompidou (rue Saint Martin), 75004 Paris. Metrô Rambuteau e Hôtel de Ville, linhas 1 e 11.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.