Acontece no sábado, 06/10, a Nuit Blanche 2018: um evento anual de arte que se desenrola durante toda a noite e madrugada em vários pontos de Paris.

Criada em 2002 pela cidade de Paris, a Nuit Blanche é uma grande festa de arte e cultura, gratuita e aberta a todos. O evento se desenrola durante a noite e madrugada do 1° sábado de outubro (a Nuit Blanche 2018 será no dia 06/10) não só nos museus e monumentos parisienses, mas também na cidade em si. Nesses 16 anos de existência a Nuit Blanche já foi exportada para mais de 30 outras cidades no mundo, inclusive nossa terra natal, Belo Horizonte.

Nuit Blanche 2018

Cartaz da Nuit Blanche 2018

Como vem acontecendo desde 2016, ao invés de apresentações/obras isoladas agrupadas sob um tema geral, esse ano o evento principal também acontecerá ao longo de percursos estabelecidos. Em 2017 tivemos um percurso central e um percurso norte; já em 2018 serão 2 percursos centrais e 2 percursos nos limites de Paris.

A ideia é valorizar e chamar a atenção também para os monumentos parisienses menos conhecidos e visitados, aqueles fora do circuitão turístico tradicional. Todos os 4 percursos estarão repletos de obras de arte feitas para o evento e performances e apresentações ao vivo. Lembrando que a maior parte dos museus fora desses percursos ficam abertos e são gratuitos essa noite. Clique aqui e veja a programação completa no site oficial da Nuit Blanche.

Nuit Blanche 2018

Os 4 percursos da Nuit Blanche 2018

Os percursos da Nuit Blanche 2018

Poeticamente chamados de “constelações” os 4 percursos vão desde o monumental Invalides, passando pela charmosa Ilha Saint Louis até o pós-moderno Parc de la Villette.

  • Constelação de Invalides (vermelho no mapa acima): Esse percurso ligará o Museu do Exército e o subsolo dos Invalides ao Grand Palais, ao Petit Palais e ao Palais de la Découverte, passando pela belíssima ponte Alexandre III. Esse primeiro trecho da Constelação des Invalides é chamado ‘Mon super kilomètre’, um kilômetro de atividades do dia a dia acontecendo em um local habitualmente deserto. A rota continuará pelo trecho inicial da avenida Champs-Elysées, no espaço Cardin / Théâtre de la Ville, onde o público descobrirá os projetos coreográficos de Jamila Johnson Small.
Nuit Blanche 2018

Studio UY077, Mon super kilomètre, 2018 © Agence Eva Albarran, uma das obras da Nuit Blanche 2018

  • Constelação da Ilha Saint Louis (azul no mapa acima): Apesar do nome, esse percurso não se restringe à Ilha Saint Louis. Ele começa no Collège des Bernardins (no Quartier Latin, margem esquerda do rio Sena) – onde estará a instalação monumental do artista Abdelkader Benchamma -, passará pela ilha, atravessará para a margem direita do Sena, passando pela prefeitura de Paris (Hôtel de Ville), pela Cité des Arts e chegando à região ao redor do Les Halles. Esse é o percurso do inesperado e das surpresas (com obras em lugares escondidos), da Paris ancestral dos becos e pontes, das intrigas da Idade Média às novas relações que a arte, a ciência e o comércio têm nos dias de hoje.
  • Constelação de Villette (amarelo no mapa acima): Percurso focado no Parc de la Villette (nordeste de Paris), concebido em 1983 pelo arquiteto Bernard Tschumi como um verdadeiro campo de experimentação. Aqui o tema principal é a música, que será homenageada de várias maneiras. Todos os equipamentos culturais presentes no parque terão alguma apresentação: programa para crianças e jovens na Cité des Enfants e na Little Villette, eventos na Philharmonie de Paris (ao sul do parque) e na Cité des Sciences (ao norte), que abrigará uma geyser extraterrestre imaginado pelo artista Fabien Léaustic.
Nuit Blanche 2018

Fabien Léaustic, geyser, 2018 © Agence Eva Albarran, uma das obras da Nuit Blanche 2018

  • Constelação da Porte Dorée (verde no mapa acima): Pela 1ª vez a Nuit Blanche chega à região da Porte Dorée, à leste de Paris. Esse percurso ultrapassará os limites da cidade passando pelo Palais de la Porte Dorée (o Museu da História da Imigração), continuando ao longo das margens do Lago Daumesnil até o Jardim Zoológico de Paris, que oferecerá ao público uma experiência totalmente nova!

Nuit Blanche 2018No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris