Conexão Paris indica a visita da gruta Lascaux IV, conhecida pelos arqueólogos como a Capela Sistina da Pré-História.

Em 2015 visitei o Périgord Noir, uma das mais interessantes regiões da França. Um dos pontos altos da viagem foi a visita da famosa Gruta Lascaux II (leia aqui).

Para preservá-la, a verdadeira gruta foi definitivamente fechada ao público há muitos anos. Em 2015 conheci a Lascaux II, cópia da verdadeira. Iniciei o percurso pensando na impossibilidade da reprodução causar o impacto da original. Mas estava enganada, a emoção foi intensa.

Lascaux IV

Se Lascaux II impressionava pela fidelidade, imagine a atual – Lascaux IV – considerada uma réplica perfeita da gruta. Lascaux IV conseguiu unir a emoção da arte ancestral e proeza tecnológica. Lascaux IV oferece aos visitantes um percurso idêntico ao caminho percorrido pelo grupo de amigos aventureiros que descobriram as pinturas rupestres em 1940.

Além de ser a reprodução fiel da gruta original, Lascaux IV é um museu holístico que oferece uma experiência educacional.

Lascaux IV

Descrição da visita

. No lobby do museu, os visitantes sobem por um elevador até o mirante do telhado de onde desfrutam a bela vista da região.

. À pé, seguindo os passos dos descobridores, os visitantes descem um caminho sinuoso pela floresta até a entrada da gruta. Guias formados acompanham grupos de no máximo 32 pessoas. À cada 10 minutos um novo grupo entra da gruta.

Lascaux IV

. O interior da gruta foi reproduzido de maneira indêntica: as mesmas imperfeições das rochas, as mesmas dimensões das salas. Vinte e cinco artistas passaram dois anos pintando manualmente 900 metros de reproduções de rocha de resina. Eles usaram os mesmos pigmentos que os pintores pré-históricos na reprodução das pinturas. A atmosfera é úmida e escura como a das cavernas. Os sons são abafados. A temperatura cai para cerca de 16 graus.

Lascaux IV

Este momento no interior da gruta é dedicada à contemplação dos maravilhosos desenhos. Tudo é feito para que, hoje, os visitantes tenham a experiência do santuário que aí existia. As luzes tremulam, exatamente como as lâmpadas de gordura animal dos tempos paleolíticos, revelando as camadas de pinturas e gravuras na superfície das paredes.

Lascaux IV

. Após a visita da gruta, os visitantes continuam o percurso através de salas temáticas onde aprofundam o conhecimento o modo de vida da época parietal. As salas possuem as últimas ferramentas numéricas para uma experiência imersiva. Lascaux IV oferece aos visitantes um filme 3D chamado Lascaux e o Mundo. Através das imagens os espectadores visitam mais uma vez Lascaux e a comparam com outras grutas mundiais.

. Compre seu ticket com antecedência no site oficial Lascaux IV (clique aqui).


gruta Lascaux IVAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris