Proibição de fumar ao ar livre em Paris.

Em 2018, Strasbourg se tornou a primeira cidade francesa a proibir o cigarro nos parques e jardins.

Paris não ousou tanto: a proibição foi imposta somente em pequenos jardins dos bairros. Na áreas centrais e frequentadas pelos turistas, o Tuileries e o Luxembourg aceitam ainda a presença de fumantes.

Na Côte d’Azur, o cigarro é proibido nas praias de Nice e Menton. O famoso Mont Saint Michel entrou na jogada e se tornou inimigo das guimbas. Na Córsega, Propriano também proibiu o tabaco.

O movimento é incentivado pelo governo e faz parte das estratégias da Luta contra o Tabaco 2018/2022.

A ministra da saúde conta com a boa vontade dos municípios para aumentar o número de praias, instalações esportivas, parques e jardins sem fumantes.

Percurso da luta contra o cigarro na França

A primeira etapa da luta contra o tabagismo foi a lei de 1976 que limitou a propaganda e a publicidade, impôs avisos sanitários nas embalagens e proibiu o cigarro em espaços públicos como hospitais e elevadores.

Em 1991 outra lei reforçou as interdições: proibido fumar em locais de uso coletivo, proibida a venda de cigarros aos menores de 18 anos.

Em 2006 a luta contra o tabaco se estendeu a todos os lugares fechados e abertos acolhendo o público. Nesse momento não se pensava ainda nos jardins e praças. A lei visava o conjunto de transportes públicos, todas as escolas e liceus públicos ou privados…

Em 2016, uma nova norma proibiu fumar cigarro dentro do carro em presença de menores de 18 anos. Os contraventores pagam 68 euros de multa. O mesmo valor para os fumantes em local público.

Placa na praia de Propriano, Corse.

Proibição de fumar ao ar livre em Paris

Assistimos atualmente a evolução do argumento sanitário do tabagismo passivo em argumento ecológico. O combate ao cigarro se torna também   combate contra a poluição pelas guimbas dos cigarros.

Mas os franceses são recalcitrantes (leia aqui). Apesar da sucessão de leis a França faz parte da lista dos países europeus onde o consumo de tabaco é imenso.

Vocês podem ver, em Paris o cigarro é onipresente nas ruas. O momento ideal para observar o fenômeno é no final da tarde, na hora do aperitivo. Terminado o trabalho, os fumantes se aglutinam diante dos cafés e bistrôs. Os que chegam cedo pegam uma mesa na varanda. Os retardatários ficam em pé na calçada. Na França, apesar da ação governamental, o cigarro está longe de ser considerado uma droga e os fumantes párias.


Proibição de fumar ao ar livre em ParisNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.