Antes de preparar sua visita dos vinhedos de Bordeaux, se informe também sobre as rotas dos vinhos da região. Existem várias rotas, e uma delas, talvez a mais interessante, é a Rota dos Castelos Extraordinários, assunto desse post.

Visita dos castelos extraordinários da região de Bordeaux

Nesta rota encontramos construções medievais, renascentistas, góticas, clássicas e contemporâneas.

Existem castelos de todos os estilos e de todas as épocas, todos eles construídos para a glorificação de uma indústria que tornou a região de Bordeaux mundialmente famosa.

Nós selecionamos três châteaux para ilustrar o interesse desse passeio. A seleção inclui um castelo clássico com jardins italianos e dois outros famosos pela associação entre clássico e contemporâneo.

Todos os castelos podem ser visitados. Atenção, nada de imprevistos. As visitas são agendadas nos sites oficiais de cada um dos castelos.

Château Les Carmes Haut Brion

Os castelos

1) Château Les Carmes Haut Brion

Esse é o único vinhedo situado dentro da área urbana da cidade de Bordeaux. Trata-se de parada obrigatória para quem aprecia vinhos e arquitetura.

Seu extraordinário chai – local destinado à vinificação e conservação do vinho – é obra do designer Philippe Starck. Cercado por água e árvores centenárias, o chai possui a forma de um navio virado.

Château Les Carmes Haut Brion

Percorrendo o parque do século 19, você terá um resumo da história da propriedade e do seu vinhedo. Em seguida, visita do chai com explicações sobre os métodos de vinificação e envelhecimento. Por último, visita da cave dos velhos millésimes.

Logo chega o melhor momento, você será convidado para degustar um millésime do Château Les Carmes Haut-Brion e um millésime do C des Carmes Haut-Brion.

A visita e a degustação são privativas e devem ser reservadas com antecedência (clique aqui). A mais simples custa 45 euros por pessoa, duração de 1h30, de segunda a sábado das 9h30/12h30 e das 14h/18h. Fechado de 23/12./2021 a 03/01/2022

Site oficial: les-carmes-haut-brion.com

Château de Pédesclaux

2) Château Pédesclaux

O Château Pédesclaux foi criado no início do século 19 e foi adquirido em 2009 pelo proprietário atual.

Após estabelecer novas práticas de vinificação, Jean Michel Wilmotte, arquiteto mundialmente conhecido, foi convidado para reconstruir o conjunto das instalações.

A sede do Château Pédesclaux mistura harmoniosamente metal, pedra e vidro.

Cave do Château de Pédesclaux

O Château Pédesclaux fica aberto de abril a outubro; de segunda a sábado; das 9h às 12h30 e das 14h às 18h e de novembro a março; de segunda a sexta; das 9h às 12h30 e das 14h às 18h.

Visitas privadas com guia a partir de 20 euros por pessoa devem ser agendadas no site do castelo, clique aqui.

Site oficial: chateau-pedesclaux.com

Château de Malle

3) Château de Malle

O Castelo de Malle possui uma longa história.

Ele foi construído no século 17 por Jacques Malle, Presidente do Parlamento de Bordeaux.

Três gerações mais tarde, Pierre de Malle casa sua filha com o Barão de Fargues. Pouco tempo depois, um ramo da família se instala no Château Yquem enquanto outro continua no Château de Malle.

Em 1855, o Sauternes Château de Malle é eleito cru classé.

Nos anos 1950, o último Malle doa o castelo ao seu sobrinho, Pierre, Conde de Bournazel. Esse último se lança na reabilitação total do vinhedo e do castelo e se torna uma figura marcante da viticultura da região.

Hoje, sua viúva e seus filhos administram essa bela propriedade. O castelo e seus jardins estão classificados monumentos históricos.

Jardins do Château de Malle

A colheita é manual e a produção pequena. O Sauternes de Malle é uma raridade. Para aqueles que preferem um branco seco, o M de Malle é ideal. Vinho fino, raro, sua produção é limitada a 2000 garrafas por ano.

As visitas são com hora marcada e feitas por telefone ou pelo site oficial do Castelo (clique aqui).

Conexão Paris já esteve em Bordeaux várias vezes. Clique aqui para ler nossos artigos.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris