Setembro 2018 fim de semana especial em Paris.

Sua estadia em Paris coincide com o fim de semana do 15 e 16 setembro 2018? Ótimo, você terá pela frente um weekend festivo e interessante.

Nesses dois dias – 15 e 16 – teremos o evento Journées du Patrimoine (Dias do Patrimônio) e no domingo – dia 16 – a quarta edição do Journée sans Voiture (Dia sem Carro).

O evento Journées du Patrimoine acontece uma vez por ano. Nesse dia quase todos os locais culturais de Paris abrem gratuitamente. O programa de 2018 não foi ainda publicado. Tome nota e tenha um pouco de paciência. Mais tarde publicaremos dicas do que fazer e ver neste fim de semana. [Atualização 05/09: clique aqui e leia nosso artigo com dicas do que fazer no evento Journées du Patrimoine]

Dia sem carro em Paris. Foto Paris sans Voiture

A Journée sans Voiture é um evento que coloca em evidência as prioridades da Prefeitura da cidade: tornar o espaço público menos poluído, mais agradável e menos barulhento.

Domingo, 16 de setembro, das 11h até 18h o centro de Paris ficará fechado à circulação de carros privados. Poderão circular somente transportes urbanos, táxis, carros com chofer trabalhando no turismo e profissionais da área da saúde pública.

Dia sem carro e com muito humor. Fotos Paris sans Voiture

A cidade ficará disponível para pedestres, bicicletas, rollers, patinetes e todo outro tipo de transporte alternativo.

Journée sans Voiture é organizado por um coletivo hiper simpático chamado Paris sans Voiture.

A turma milita por uma cidade com menos stress e menos barulho. Uma cidade onde os habitantes pudessem reapropriar – pelo menos no tempo de um evento – o espaço urbano. Os membros não se consideram nem partido político, sem associação, somente um grupo de parisienses impulsionados pela vontade de dar à capital um grande sopro de ar fresco. Entre seus 25 membros encontramos cientistas, artistas, atores da vida local…

Journée sans voiture. Foto Paris sans voiture

Em 2017, a Journée sans Voiture foi um sucesso e seu balanço positivo. O tráfego intramuros caiu 56% em relação ao domingo normal. A diminuição de dióxido de azoto foi de 25% e a queda do barulho espetacular principalmente nas áreas mais centrais como Champs Élysées e Hotel de Ville. O que aumentou foi o bom humor.


fim de semana especial em Paris

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.