O Louvre se tornou sexy para os jovens da periferia parisiense

De repente o Louvre se tornou sexy e glamour para os jovens da periferia parisiense. Razão do milagre? Um maravilhoso retorno positivo do clipe Apeshit de Beyoncé e Jay Z filmado no museu. O clipe agiu como incentivo para milhões de adolescentes que sempre se sentiram intimidados de entrar nesta famosa instituição.

Pirâmide do Louvre

O Louvre possui uma proposta de visitas guiadas para jovens que tiveram um percurso difícil, todos vivendo em cidades em torno da capital. Sempre foi complicado atraí-los. Isso até o grande acontecimento Beyoncé/Jay Z. Em apenas algumas semanas o clipe se tornou uma formidável ferramenta pedagógica para os acompanhantes do museu.

Apeshit mostra dezessete obras do museu, muitas delas escolhidas porque tratam da questão racial e africana. A mensagem foi direta e muito bem recebida. De três acompanhantes voluntários, o Louvre teve que contratar mais sete, dez no total. Normalmente o circuito dura quarenta minutos. O máximo que os jovens conseguiam suportar. Agora o tour é feito em duas horas e, no final, todos partem entusiasmados, radicalmente fãs. A mensagem política do vídeo é clara e oferece outra visão das obras.

O museu deixou de ser uma instituição elitista, branca e empoeirada. O clipe, além de veicular uma imagem atraente do Louvre, mostrou aos jovens que eles são herdeiros e protagonistas de uma longa história. Nas obras apresentadas eles descobrem suspresos uma Marianne (rosto feminino que representa a República francesa) negra.

Print Screen do clipe “Apeshit”

Após o clipe, os responsáveis elogiam estes novos frequentadores que adquiriram força suficiente para domar um espaço desconhecido e hostil. À vontade, os jovens posam diante das obras como grandes estrelas. O que todos os turistas se permitem todos os dias, eles nunca tinham se permitido.

A presença destes jovens incitou o site do Louvre a criar um percurso que pode ser impresso ou baixado. Sem acompanhantes eles seguem o mesmo percurso das dezessete obras mostradas no Apeshit.

E atenção, o resultado benéfico do clipe é bem mais vasto. Visitando Paris, turistas adolescentes americanos se interessam pela Vênus de Milo, pela Vitória de Samotrácia e todas as outras obras graças ao famoso casal.

A direção do Louvre agradece, todos os dias, essa outra maneira de conhecer o museu. Essa janela que se abriu atraindo o olhar popular. O museu recebe entre oito e nove milhões de visitantes por ano. O clipe teve mais de 70 milhões de visitas em somente três semanas.

Fabuloso encontro, quando o top da pop culture cruza com o top da cultura clássica.

Quando publicamos o artigo sobre o clipe (veja aqui), alguém deixou um comentário pejorativo sobre a cultura de massa. Do nosso ponto de vista, batemos palmas para a cultura pop e deixamos nas margens os comentários esnobes.

Esta matéria foi escrita à partir do artigo publicado pelo Le Parisien.


Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.

No site Minha Viagem Paris você encontra o guia O Essencial do Museu do Louvre que traz um roteiro de cerca de 3 horas passando por 18 obras obrigatórias do museu. Outra opção é a visita guiada com guia brasileira que começa nas ruínas do Louvre Medieval e termina no apartamento de Napoleão III, já no século XIX.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.