A foto de Macron que deu a volta ao mundo. Como ela pode existir?

Minha reação foi positiva ao ver a foto de Macron comemorando um gol da equipe francesa. Um presidente francês despido do comportamento oficial do Monsieur Le Président é raro. Ao observar a foto não vi o Presidente da França assistindo a final da copa do mundo. Vi um homem banal, um simples torcedor de futebol vibrando com a vitória do seu time.

História desta foto

A segunda reação foi de curiosidade. Os fotógrafos tiveram permissão para fotografar um momento privado do Presidente? Ou ela foi uma encomenda do responsável de comunicação do Élysée.

A foto foi tão inusitada que em poucos minutos fez a volta do mundo. Graças ao seu caráter viral encontrei a resposta que buscava no jornal Le Parisien.

Ela capta, para a história, o décimo oitavo minuto da final da Copa do Mundo, o primeiro gol do time francês.

Na tribuna presidencial, espaço VIP ultra selecionado e reservado a um número restrito, os aplausos foram retidos. Menos os de Emmanuel Macron. Ultrapassando as regras do protocolo, ele se levanta exultante.

De acordo com o Le Parisien, esta cena surrealista é obra do fotógrafo pessoal de Putin. Ela fez a volta do mundo, mas não deveria nunca ter existido. Antes da final, as diretrizes do Palácio Élysée foram claras: proibido fotógrafos em torno do Presidente durante o jogo. A Federação Internacional respeitou o pedido. Mas ela não pode barrar a presença de Alexei Nikolsky, fotógrafo da agência russa Rossiya Segodnya e fotógrafo pessoal de Vladimir Putin. Graças a ele a foto existe.

Ao lado de Macron, Brigitte, sua esposa, o presidente da FIFA, Putin, Kolinda Grabar-Kitarovic da Croácia, o presidento do CIO, o brasileiro Ronaldo, Karembeu, Laurent Blanc e outros. Mas Macron não os vê mais. Ele grita de alegria.

E o match estava somente no décimo oitavo minuto!

Complemento: como disse Evandro Barreto no primeiro comentário desta artigo, “para começar, a imagem é um gol de placa do fotojornalismo. Para completar, alguém consegue imaginar De Gaulle comemorando assim?”

Evandro entendeu tudo.

Se gostar de artigos sobre o comportamento e estilo de vida dos franceses, leia outros artigos clicando aqui.


foto de MacronAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris