Algumas estações de metrô em Paris mudaram de nome temporariamente para comemorar a vitória da França na Copa do Mundo da Rússia.

Apesar da fama de mal humorados dos parisienses (já discutimos isso aqui), em alguns momentos o bom humor deles aflora até mesmo na esfera estatal-oficial.

Para celebrar a vitória da França na Copa do Mundo 2018 e homenagear o time francês, a RATP – empresa que administra o metrô de Paris e cujos funcionários são conhecidos pelo mal-humor e até mesmo truculência – renomeou temporariamente, nessa segunda-feira, seis de suas estações.

A brincadeira – um jogo de palavras – combina o nome dessas estações com o nome do técnico da seleção francesa, de um dos jogadores e forma frases comemorando a vitória. Os trocadilhos podem até parecer meio bobos mas a intenção é fofa e provoca risadinhas.

  • A estação Bercy (linhas 6 e 14) passou a se chamar ‘Bercy les Bleus’ querendo dizer ‘Merci les Bleus’ (‘Obrigado Azuis’). Bleus – Azuis – é como os jogadores da seleção francesa são chamados.

Bercy les Bleus

  • A estação Charles de Gaulle – Étoile (linhas 1, 2 e 6) foi renomeada ‘On a 2 Étoiles’ (‘Temos 2 estrelas’). Essa é a segunda Copa do Mundo que a França ganha, a primeira foi em 1998. Agora a camisa oficial da seleção de futebol da França tem 2 estrelas. Desculpe-nos, França, mas nós temos CINCO estrelas!

On a 2 Étoiles

  • A estação Champs-Élysées – Clemenceau (linhas 1 e 13) foi renomeada ‘Deschamps-Élysées – Clemenceau’ em homenagem a Didier Deschamps, técnico da seleção francesa. Didier ganhou a Copa de 1998 como jogador e agora como treinador. Somente Zagallo (em 1958/1962 como jogador e 1970 como treinador) e Beckenbauer (em 1974 como jogador e 1990 como treinador) haviam conseguido o mesmo feito.

Deschamps-Élysées – Clemenceau

  • A estação Notre-Dame des Champs (linha 12) também mudou de nome para homenagear o treinador francês e passou a se chamar ‘Notre Didier Deschamps’.
  • A estação Victor Hugo (linha 2) foi renomeada ‘Victor Hugo Lloris’ em homenagem ao goleiro da seleção francesa.
Estações de metrô em Paris

Victor Hugo Lloris

  • A estação Avron (linha 2) passou a se chamar ‘Nous Avron Gagné’ querendo dizer ‘Nous avons gagné’ (‘Nós ganhamos’)!

Parabéns à França e aos seus jogadores pela conquista!


rer aAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris