Com o nosso passeio de 1 dia no Vale do Loire você terá em um dia uma experiência única e completa da região.

Apesar do Vale do Loire ser famoso por seus muitos e belos castelos, ele não se restringe a isso. A região concentra um pouco de tudo de bom que a França tem a oferecer à humanidade: história, arte e arquitetura (os castelos, monumentos e cidades como Blois, Chinon, Orléans, Saumur e Tours); lindas paisagens naturais (o entorno dos rios Loire e Cher); vinhedos e vinhos como o Sancerre, o Muscadet e o Pouilly-Fumé e bons queijos como o Crottin de Chavignol, o Pouligny Saint Pierre e o Sainte Maure. Majoritariamente plana, a região é também um paraíso para o cicloturismo, oferecendo um total de 800 km de rotas balizadas para bicicletas.

Castelo de Chambord (foto: © Ludovic Letot)

Juntando tudo isso e com o intuito de oferecer aos turistas uma experiência do Vale do Loire mais profunda e imersiva, que vai além do simples entrar e sair do maior número possível de castelos, nós do Conexão Paris, em parceria com a Fernanda Hinke, criamos um passeio de bike de 1 dia pela região.

Nesse passeio você terá a vivência completa do Vale do Loire concentrada em um dia de atividades únicas. Desbravar castelos, cidadezinhas, florestas e rios de bike, sentindo o vento, os aromas e a trilha sonora natural da região é algo inesquecível.

Os campos de canola florescem entre fim de março e início de maio (foto: kovop58 / Shuterstock)

O passeio

Tudo começa com a simpática viagem de trem de Paris até Blois. A partir desse momento já começamos a nos desligar da metrópole e mergulhar na campagne francesa com seus vilarejos e paisagens bucólicas.

A cidade de Blois, nas margens do rio Loire, foi residência de 7 reis franceses. (foto: Cezary Wojtkowski / Shutterstock)

Chegando à Blois, pegamos nossas bikes elétricas e, após visitar rapidamente a cidade e aprender sobre a história de seu castelo, partimos para Chambord passando por cidadelas charmosas, florestas, campos cultivados e pela margem do rio Loire.

Em Chambord, faremos uma degustação e compraremos o vinho para o nosso piquenique, que será feito no parque do castelo. Além do vinho da região, teremos também queijos produzidos no Vale do Loire, frutas da época e, lógico, a mítica baguete francesa.

Passeio de 1 dia no Vale do Loire

Piquenique nos jardins do castelo de Chambord

O castelo de Chambord é o maior do Vale do Loire, ele foi planejado e construído a partir de 1519 durante o reinado de François 1°. A visita ao seu interior, inteiramente renovado, inclui cerca de cem aposentos, alguns decorados com mobiliário e peças de época. Após a visita, retornamos à Blois, de onde sai o trem para Paris.

Lembrando que os trajetos Blois-Chambord e Chambord-Blois são planos e feitos com bicicleta elétrica, o que permite reduzir pela metade o esforço físico realizado.

Animou? Vamos com a gente?

Informações práticas

O passeio ocorre toda semana, de abril a outubro, para grupos de, no mínimo, 2 e, no máximo, 8 pessoas. Saída de Paris por volta das 07h30 e chegada em Paris por volta das 21h00.

Para mais informações, clique aqui e acesse a página do passeio no site Conexão Paris Viagens ou envie um email para ola@conexaoparis.com.br

Há também a versão de 3 dia dessa viagem (clique aqui e aqui) e a versão estendida, de 5 dias (clique aqui e aqui).


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.