Como escolher corretamente seu hotel em Paris? A escolha dependerá do momento de cada um, do objetivo da viagem e das características de cada viajante.

Uma amiga me disse: “Na próxima viagem vou escolher um hotel que ofereça café da manhã, almoço e jantar. Estou cansada e sonhando com uma semana sem decidir nada. Somente far-niente, sol, praia e siesta.”

Tempos depois meu neto comentou: “O pai do meu amigo é aquele tipo de turista que escolhe um hotel que tenha tudo”. E eu pensei: “Para que atravessar o Atlântico se é para ficar fechado dentro de um hotel?”

A partir desses dois comentários chegamos à conclusão que a questão da escolha do hotel não é simples. Ela depende do momento de cada um, do objetivo da viagem, das características de cada viajante.

O turista e a torre. Foto: Ditty_about_summer | Shutterstock

Por que viajamos?

Por que viajamos? Para conhecer paisagens diferentes; para ficarmos dentro de um hotel com os “dedinhos do pé em leque”, como dizem os franceses; para encontrarmos pessoas; para descobrirmos outras culturas; para conhecermos um museu. As razões são inúmeras. Para cada uma delas a escolha do hotel é a variável mais importantes para o sucesso da viagem.

Reservar um hotel representa muito mais do que reservar o quarto mais barato, ou mais bem decorado ou o mais central. Reservar corretamente um hotel é levar em consideração várias variáveis e encontrar o melhor ajuste entre elas.

Place des Vosges no Marais, bairro central, jovem e dinâmico

Perguntei à uma outra amiga brasileira, grande conhecedora de Paris: se um dia você se mudar para cá onde gostaria de morar? Quartier Latin ou Saint Germain, respondeu sem nenhuma hesitação. Estranhei porque ela sempre se hospeda no Marais. “Para morar, Lina! Quando venho como turista e, se estou sozinha como agora, fico no Marais porque é um bairro jovem e dinâmico. Onde encontro facilmente um bar para um drink, um restaurante aberto o dia todo. Onde posso flanar até tarde da noite e voltar para o hotel sem me sentir inquieta.”

Hotel Madison, hotel familiar em Saint Germain

O hotel ideal

O hotel ideal para viajante solitário provavelmente não será o mesmo para viagem com pais e avós. O viajante solitário escolherá um albergue, um B&B ou hotel em bairro animado. O viajante com crianças será mais confortável em hotéis com terceira cama, quartos conjugados e máquina para lavar/secar roupas à disposição. Para lua de mel, o hotel deverá ser charmoso e romântico. Para aqueles que precisam descansar o gênero resort é ideal; ou então hotel com excelente restaurante, spa, bar, piscina e chaise longue.

Montmartre é lindo, mas está afastado do centro histórico.  © Paris Tourist Office – Photographe : Daniel Thierry

Se o viajante deseja conhecer a cidade, seus monumentos, seus museus, quanto mais central o hotel, melhor. Quanto mais perto da área histórica mais fácil será a locomoção e a organização dos roteiros. Às vezes é melhor pagar uma diária mais cara e economizar com transporte público e táxi. Paris é pequena. O turista hospedado no centro poderá conhecer a cidade a pé. Clique aqui e veja nossas dicas de hotéis em regiões centrais de Paris.

DICA: Uma maneira fácil de saber se o hotel está na área central é verificar o endereço exato. Se o CEP do hotel for de 75001 até 75008, tudo bem. Estes CEPs representam os bairros históricos e centrais. Estude o mapa da cidade. O centro de Paris é o Sena, mais precisamente a Notre Dame. Clique aqui e aqui e leia nossos artigos que falam sobre os bairros e regiões de Paris.

Dicas de outros tipos de hotéis em Paris:

Nossa lista de hotéis por bairro e por categoria é grande e os links acima ajudarão na sua procura.

Boa viagem!


Como escolher corretamente seu hotel em Paris

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.