Exposição do coletivo japonês TeamLab em Paris. Uma exposição imperdível em Paris é a instalação do grupo japonês TeamLab.

Esse coletivo, que reúne artistas, programadores, engenheiros, especialistas 3D, matemáticos e arquitetos, nos proporciona uma experiência visual, sensorial e estética. Intitulada Au delà des limites, além das fronteiras da arte, da ciência, e da tecnologia, a instalação é mágica.

Espaço La Grande Halle do La Villette

A obra exige um espaço gigantesco e por isso aterrissou no norte de Paris, no parque La Villete, precisamente no La Grande Halle.

As imagens invadem as paredes e os solos de uma série de salas mergulhadas na penumbra.

Au delà des limites, TeamLab no La Villette

A seção mais interessante da exposição é uma cascata virtual de 11 metros de altura que desliza ao longo da parede e invade o solo. Os corpos dos visitantes bloqueiam e modificam o curso da água.

Essa instalação parte da teoria da “ultra subjetividade do espaço”. Este princípio da arte japonesa imagina o espaço desprovido de perspectiva. Oceanos e rios são representados por linhas em movimento como se fossem entidades vivas.

Au delà des limites, TeamLab no La Villette

Em todas as salas, as imagens evoluem e reagem de acordo com o movimento dos visitantes. Se tocadas pelos participantes as borboletas morrem, flores crescem, sapos gigantescos se viram em perfeita interação.

Atravessamos florestas de bambus, mergulhamos em um oceano de flores vermelhas, damos risadas com um desfile de seres antropomórficos. No final, assentamos no chão e ficamos imóveis, contemplativos.

Au delà des limites, TeamLab no La Villette

Au delà des limites é uma das raras exposições interativas sem bugs. As obras são criadas em tempo real por um programa informático. As imagens não são pré-gravadas. As instalações evoluem o tempo todo graças às interações. O que o visitante observa é único e não se reproduzirá mais.

Aproveite essa maravilhosa exposição para conhecer o La Villette, o maior parque de Paris. Veja nosso vídeo aqui. Um conselho: ao lado da Grande Halle se encontra a Philharmonie de Paris. Veja a programação e os horários. Talvez possa acrescentar um concerto no seu dia.

Esta exposição faz parte de evento mais abrangente – Japonisme 2018 – que festeja os 160 anos de relações diplomáticas entre a França e o Japão.

Compre seu ticket aqui.

Parque de la Villette: metrô linha 5, estação Porte de Pantin. Saindo do metrô você verá a La Grande Halle.


parque de la villette

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.