Como dissemos nesse artigo aqui, Paris possui oficialmente 4 torres. Uma delas, pouco conhecida e pouco visitada, é a Torre Saint Jacques, localizada na rue de Rivoli entre Châtelet e o Hôtel de Ville (prefeitura de Paris).

Construída em estilo gótico entre 1509 e 1523, a Torre Saint Jacques é o antigo campanário e único vestígio da antiga igreja Saint-Jacques-de-la-Boucherie, destruída em 1797 e dedicada a Saint Jacques le Majeur (ou Santiago, o Maior), um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Isso faz da torre um dos 4 pontos franceses de partida do famoso Caminho de Santiago de Compostela. Segundo os místicos, ela é um dos grandes pontos de energia da cidade de Paris.

A igreja Saint-Jacques-de-la-Boucherie com a torre em gravura de 1702 (foto: domínio público)

A Torre Saint-Jacques só abre suas portas à visitação pública em alguns meses do ano e a visita é sempre guiada. Desde 2014, esse tour guiado é feito pela empresa Des Mots e des Arts, especializada em eventos artísticos e cursos de história da arte, moda e arquitetura.

A Torre Saint Jacques, no Marais (foto: Mbzt no Wikimedia Commons)

Ao visitar a torre, além da vista 360° de Paris a partir de seu topo, os visitantes poderão apreciar também centenas de detalhes autênticos da arquitetura dos séculos XVI e XIX e elementos de pedra esculpida restaurados, como as estátuas originais de Saint Roch e Saint Léonard (substituídas nas fachadas da torre por cópias de pedra) relocadas para o piso térreo.

Vista da Notre Dame a partir da torre (foto: Jean-Christophe Windland no Wikimedia Commons)

Informações práticas

As visitas acontecem somente às sextas, sábados, domingos e segundas, do dia 1° de junho ao dia 4 de novembro 2018, nos seguintes horários: 10h, 11h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h. Duração da visita: 50 minutos.

Grupos de, no máximo, 17 pessoas por horário.

Ingresso: 10€ (adultos) e 8€ (menores de 18 anos). Clique aqui para reservar seu lugar.

Como a visita é feita a pé por uma escada estreita com cerca de 300 degraus, ela é desaconselhada para cardíacos, pessoas com dificuldade para andar, deficientes visuais e auditivos e pessoas claustrofóbicas. Proibida para menores de 10 anos incluindo bebês.


Torre Saint Jacques

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.