Turistas, franceses e multas no metrô de Paris. Todos no mesmo barco.

Relato aqui a reação de um francês quando familiares austríacos foram multados dentro dos corredores do metrô. Usando um tom irônico ele publicou a seguinte mensagem: “meu cunhado e minha cunhada, turistas austríacos, estavam ligeiramente perdidos dentro dos corredores do metrô. Felizmente eles encontraram um agente que… os multou!!! Por circulação em sentido contrário no corredor. Bravo.” Jean Spiri usou @ClientsRATP e@GroupeRATP. Em outro email, Jean publicou a multa aplicada aos familiares.

Um francês diante da falta de critérios da RATP

Jean Spiri ocupa um cargo próximo ao prefeito da cidade Courbevoie, vizinha de Paris. Imagino que a reação rápida da RATP tenha uma relação com sua posição social. Imediatamente a conta Twitter do serviço clientes da RATP o convidou a discutir o assunto através mensagens privadas. Ele respondeu que não deseja contestar a multa, mas pedia simplesmente um pouco de discernimento e sobretudo um pouco de pedagogia da parte dos funcionários da RATP.

Quanto li no site do Le Point o artigo relatando o ocorrido, consultei a conta Twitter de Jean Spiri e salvei suas publicações. Mais tarde elas foram suprimidas. Não sei o final da história. O importante é ter a consciência que os franceses consideram a atitude dos agentes da RATP, diante de turistas desorientados, aberrante.

Metrô de Paris

Esta atitude me revoltou quando aqui cheguei e sofri nas mãos deles. Me lembro o dia em que me foi recusada a compra de um carnet de 10 tickets com uma nota de cinquenta francos. Insisti timidamente e o agente me saiu com a seguinte resposta: se não estiver gostando daqui volte para seu país.

Há muito tempo percebi que os estrangeiros não são os únicos que sofrem com esta “falta de pedagogia”. Estamos todos no mesmo barco: turistas estrangeiros, turistas franceses e parisienses. Não faz muito tempo, uma jovem francesa grávida também foi multada por circular em sentido proibido (leia aqui). Seu esposo publicou o comentário: “sessenta euros de multa para uma senhora circulando em sentido contrário! Bravo por pela extorsão”. Quando se trata de turistas, que visivelmente não conhecem as regras usos e costumes, a “falta de pedagogia” é mais grave ainda.

Como os comentários nas redes sociais se tornaram frequentes e ferozes, desde o início de maio 2018 a multa para circulação em sentido inverso desceu de 60 para 25 euros.

Mais uma vez lembramos que é obrigatório a posse do ticket até sair fora da estação. E que é proibido andar na contra mão nos corredores.


multas no metrô de ParisAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.