A Noite Europeia dos Museus, que acontece no sábado 19/05, é um evento anual que conta com a participação de quase 3.000 museus em cerca de 30 países da Europa.

Além das cerejeiras em flor, a chegada da primavera traz também grandes eventos culturais e festivos como a Fête de la Musique e a Noite Europeia dos Museus (Nuit Européenne des Musées).

A 14° edição da Noite Europeia dos Museus acontece no sábado, dia 19 de maio, a partir das 18:00. Nesse evento os museus parisienses abrem suas portas gratuitamente e propõem aos visitantes uma série de atividades especiais e inéditas, concebidas especificamente para essa noite. Na programação estão visitas teatralizadas, visitas guiadas, espetáculos de luzes, projeções, jogos, ateliês criativos, degustações, concertos, espetáculos de dança etc. Alguns museus não se dão ao trabalho de elaborar nada especial para o evento, ficando simplesmente abertos até mais tarde com entrada gratuita; o que já é ótimo.

Essa é uma boa oportunidade para flanar por Paris durante a noite e visitar um ou dois museus (por ter entrada gratuita, as filas podem ser longas). Mas o principal é aproveitar o clima de festa que invade a cidade, especialmente em uma época onde o sol se põe tarde. Dê preferência aos museus menores e menos conhecidos (clique aqui e leia nosso artigo onde categorizamos os museus parisienses) que são menos concorridos.

Algumas sugestões:

  • Arquivos Nacionais (Museu da História da França): além da visita das exposições em cartaz e dos prédios que compõem o conjunto dos Arquivos Nacionais, haverá em um dos seus pátios internos – Cour Soubise – projeções de trechos de antigos filmes acompanhados de música ao vivo. De 18h as 21h (sessões de 10 a 15 minutos) na Cour d’honneur de l’Hôtel de Soubise, 60 rue des Francs-Bourgeois, 75003. Estação Rambuteau, linha 11.
  • Museu de Artes e Ofícios (Musée des Arts et Métiers): assista à demonstração do Pêndulo de Foucault que prova o movimento de rotação da Terra. Várias sessões: 19h00 as 19h20, 20h30 as 20h50, 22h00 as 22h20, 23h30 as 23h50. 60 rue Réaumur 75003. Estação Arts et Métiers, linhas 3 e 11.
  • Museu Orangerie: de 18:30 as 23:30 acesso livre ao museu cuja grande estrela são as Ninféias de Monet. Aproveite para ver a bela exposição Nymphéas. L’abstraction américaine et le dernier Monet que mostra a ressonância do quadro Ninféias com o expressionismo abstrato americano nos anos 1950. A expo conta com obras de Jackson Pollock, Mark Rothko e Ellsworth Kelly, entre tantos outros. De 23h as 23h30 haverá um concerto de jazz com o quarteto Julien Pontvianne interpretando músicas de Charle Parker na sala das Ninféias. Jardin des Tuileries, 75001. Estação Concorde, linhas 1, 8 e 12.

Ninféias, no Orangerie (foto:/Shutterstock)

Além desses, o Louvre, Orsay, Centro Pompidou, Museu de Artes Decorativas, Conciergerie (clique aqui e leia sobre a exposição atualmente em cartaz), Grand e Petit Palais, Fundação Louis Vuitton etc também estarão abertos gratuitamente até por volta de meia noite, alguns com programação especial.

Para ver a programação completa da Noite Europeia dos Museus em Paris, pesquise no mapa interativo abaixo:


Noite Europeia dos MuseusNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.