Da Vinci Code e a Igreja Saint Sulpice em Saint Germain: tour guiado da praça Saint Sulpice.

Saint Germain possui algumas referências emblemáticas, endereços que representam por si só o bairro. Entre eles a praça Saint Sulpice com sua fonte, sua igreja e seu famoso café. Podemos passar por lá, tomar um café e pronto. Mas com um pouquinho mais de informação o passeio pela praça Saint Sulpice terá outra cor, outro relevo.

Praça Saint Sulpice

Praça Saint Sulpice

Esta praça é considerada o ponto central da região e ela se encontra entre a Igreja e a Prefeitura. Hiper bem situada, dela partem várias ruas antigas e históricas. Entre elas a rue des Canettes, lembrança da Paris antiga, e a rua Bonaparte que liga o jardim Luxembourg ao rio Sena.

Durante o ano todo a praça é animadíssima, aí acontecem feira de livros, feira de antiguidades, feira de Natal, feira de inverno, feira gastronômica, exposição de quadros, brechós.

Café de la Mairie, praça Saint Sulpice

E na esquina, entre a rue Saint Sulpice e a rue des Canettes, está instalado o Café de la Mairie. Este é o ponto de observação de tudo que se passa. Escolha uma mesa e deixe o tempo passar.

Fonte da praça Saint Sulpice

A fonte

A fonte quadrada confere à praça uma certa nobreza. Ela foi construída em 1848 e o que mais chama a atenção são os leões. Ela possui nichos com imagens de pessoas importantes da época de Louis XIV. Mas são os leões que me seduzem.

A Igreja Saint Sulpice

A igreja data do século XVII e é uma das maiores de Paris. Seu órgão é o terceiro órgão mais importante da cidade. A igreja merece ser visitada com calma.

Igreja Saint Sulpice, Obelisque

Nos últimos anos as visitas aumentaram muito. A igreja é agora conhecida internacionalmente graças ao Da Vinci Code. A Igreja Saint Sulpice é um dos lugares onde se passa a ação do romance. Dizem os entendidos que, de maneira incorreta, o livro faz passar o meridiano de Paris pelo gnômon – projetor de sombra do relógio de sol – e pelo obelisco situados no interior da igreja.

A última vez que a visitamos, percebemos grupos de turistas, sobretudos japoneses, seguindo com atenção as explicações do guia sobre o funcionamento do gnômon. Trata-se de uma forma simples de relógio solar utilizado em astronomia e que foi instalado em Saint Sulpice no século XVIII. O vigário da época o utilizava para fixar o equinócio de março e, consequentemente, a data da Páscoa.

Igreja Saint Sulpice, orgão

No interior da igreja, não deixe de prestar atenção no imenso órgão e fique atento aos anúncios, na entrada, com os dias de concerto de música sacra. Os concertos de Saint Sulpice são excelentes.

Delacroix, Igreja Saint Sulpice

Admire também, logo após a entrada à direita, as três obras de Delacroix, grande pintor francês que consagrou os últimos anos da sua vida à esta obra monumental. Nesta capela da igreja, Delacroix pintou a Luta de Jacob com o Anjo da igreja Saint Sulpice. Podemos interpretar como uma metáfora da luta do homem com seu destino ou do artista com o processo criativo. [Acontece até 23 de julho no museu do Louvre uma exposição com obras de Delacroix.]

Ao sair da Igreja estique seu passeio até o Mercado de Saint Germain onde terá muitas escolhas para beber e comer. Meu endereço preferido é o Avant Comptoir du Marché: 14 rue Lobineau.

Nós fizemos um infográfico fofo sobre Saint Germain (clique aqui). Não deixe de vê-lo.

Dicas complementares

. Saint Sulpice organiza visitas guiadas da igreja todos os domingos às 14h30. E visitas em inglês no primeiro domingo de cada mês às 12h30. Elas são gratuitas.

. O meridiano de Paris passa pelo Centre de l’Observatoire de Paris. O meridiano da França passa da cidade de Dunkerque até a cidade de Perpignan.

. E, na praça mesmo, não deixe de entrar na loja do chef chocolateiro Patrick Roger, 2-4 praça Saint Sulpice.

. Aí pertinho, conheça também a loja do chef pâtissier Pierre Hermé: 72 rue Bonaparte.


24 horas em Paris

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.