Um novo projeto chamado Refettorio Paris serve refeições solidárias na Igreja Madeleine em Paris.

A paróquia da igreja Madeleine possui, há anos, um restaurante popular no seu subsolo oferecendo uma refeição completa – entrada+prato+sobremesa – por 9 euros. Por este preço, todos podem almoçar no Foyer de la Madeleine. O serviço é feito por voluntárias e voluntários, normalmente os habitantes do bairro.

A Igreja Madeleine (foto:no Shutterstock)

Já citamos este restaurante (leia aqui) e ele já quebrou o galho de vários estudantes e turistas brasileiros em Paris.

Um novo e formidável projeto acabou de se instalar no mesmo endereço.

Situado em um dos bairros mais chics e elegantes da cidade, o Foyer de la Madeleine organiza também um jantar solidário que acolhe todas as pessoas em situação de exclusão e de precariedade. A refeição é preparada pelos melhores chefs com a sobra alimentar das redes de distribuição.

refeições solidárias

O Foyer de la Madeleine

O projeto se chama Refettorio Paris. Não se trata somente de um projeto caritativo e sim de um projeto cultural. Ele envolve artistas, arquitetos, chefs, administradores.

Por trás disso tudo o chef italiano Massimo Bottura e sua ONG Food for Soul cujo objetivo é sensibilizar a população sobre a luta contra o desperdício alimentar. Ajudando os excluídos de Paris, Food for Soul aumenta sua área de ação que já inclui o Brasil, Londres, Milão, Modène, Bologne.

Lema do Refettorio Paris: “o fato de assentar em torno de uma mesa e de dividir uma refeição juntos é um primeiro passo em direção à reconstrução de dignidade e a organização de uma vida social comunitária”.

Le Refettorio de Paris serve 100 refeições por dia – entrada, prato e sobremesa – utilizando 130 kg de alimentos recuperados e preparados por Alain Ducasse, Michel Troisgros, Guy Savoy, Yannick Alléno, Ana Sophie Pic…

A sala do Refettorio foi decorada por dois famosos artistas franceses conhecidos por suas intervenções em espaços públicos. JR, amplamente conhecido no Brasil, e Prune Nourry conhecida sobretudo pelo seu projeto Terracota Daughters, na China.

O presidente do Refettorio Paris é Jean François Rial, presidente também da conhecida agência de viagens parisiense Voyageurs du Monde.

E para aqueles que querem almoçar por 9 euros, o Foyer de la Madeleine continuará servindo seu almoço diário. O preço cai para 7 euros se o interessado fizer uma inscrição anual.

São as pequenas ações locais que mudam a forma de pensar e de agir.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.