Um novo projeto chamado Refettorio Paris serve refeições solidárias na Igreja Madeleine em Paris.

A paróquia da igreja Madeleine possui, há anos, um restaurante popular no seu subsolo oferecendo uma refeição completa – entrada+prato+sobremesa – por 9 euros. Por este preço, todos podem almoçar no Foyer de la Madeleine. O serviço é feito por voluntárias e voluntários, normalmente os habitantes do bairro.

A Igreja Madeleine (foto:no Shutterstock)

Já citamos este restaurante (leia aqui) e ele já quebrou o galho de vários estudantes e turistas brasileiros em Paris.

Um novo e formidável projeto acabou de se instalar no mesmo endereço.

Situado em um dos bairros mais chics e elegantes da cidade, o Foyer de la Madeleine organiza também um jantar solidário que acolhe todas as pessoas em situação de exclusão e de precariedade. A refeição é preparada pelos melhores chefs com a sobra alimentar das redes de distribuição.

refeições solidárias

O Foyer de la Madeleine

O projeto se chama Refettorio Paris. Não se trata somente de um projeto caritativo e sim de um projeto cultural. Ele envolve artistas, arquitetos, chefs, administradores.

Por trás disso tudo o chef italiano Massimo Bottura e sua ONG Food for Soul cujo objetivo é sensibilizar a população sobre a luta contra o desperdício alimentar. Ajudando os excluídos de Paris, Food for Soul aumenta sua área de ação que já inclui o Brasil, Londres, Milão, Modène, Bologne.

Lema do Refettorio Paris: “o fato de assentar em torno de uma mesa e de dividir uma refeição juntos é um primeiro passo em direção à reconstrução de dignidade e a organização de uma vida social comunitária”.

Le Refettorio de Paris serve 100 refeições por dia – entrada, prato e sobremesa – utilizando 130 kg de alimentos recuperados e preparados por Alain Ducasse, Michel Troisgros, Guy Savoy, Yannick Alléno, Ana Sophie Pic…

A sala do Refettorio foi decorada por dois famosos artistas franceses conhecidos por suas intervenções em espaços públicos. JR, amplamente conhecido no Brasil, e Prune Nourry conhecida sobretudo pelo seu projeto Terracota Daughters, na China.

O presidente do Refettorio Paris é Jean François Rial, presidente também da conhecida agência de viagens parisiense Voyageurs du Monde.

E para aqueles que querem almoçar por 9 euros, o Foyer de la Madeleine continuará servindo seu almoço diário. O preço cai para 7 euros se o interessado fizer uma inscrição anual.

São as pequenas ações locais que mudam a forma de pensar e de agir.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris