Mundial do Salaminho no sul da França: dias 9 e 10 de junho 2018. Aviso aos gourmets e gourmands, anotem as datas.

O salaminho não é tão famoso quanto os queijos e os vinhos, mas ele é também um produto ícone e tão representativo da gastronomia francesa quanto os dois primeiros. O problema deste delicioso produto é que ele é feito de carne de porco e com as novas regras do comer saudável ele foi colocado meio de escanteio.

Salaminho

O saucisson foi um dos produtos mais respeitados e consumidos na França, tanto nos bons quanto nos maus momentos. Fácil de transportar, fácil de ser conservado, o salaminho se escondia em todas as sacolas militares em tempos de guerra. E aparecia em todas as mesas nos momentos felizes de confraternização.

Hoje, sua produção diminui, o consumidor francês passou a se preocupar também com uma alimentação saudável e com menos proteína animal (leia aqui).

Os males vêm para o bem, a mudança de comportamento do consumidor provocou a revisão do modo de funcionamento da indústria alimentícia.

No quesito embutidos, a solução seria aumentar a qualidade e respeitar as interdições de produtos nocivos à saúde. Mais espaço para o salaminho local fabricado por pequenos produtores, pequenos saucissons caseiros feitos à mão e sem componentes químicos. Feito com excelentes produtos e dentro de regras de higiene corretas, os embutidos reconquistam de novo o mercado.

É o que está acontecendo neste momento. A charcuterie francesa recuperou seu mercado graças às novas escolas e aos novos chefs que renovam os métodos de preparação e criam novos sabores.

A grande notícia na área é o curso de formação de três anos do Institut Paul Bocuse com a participação de um dos melhores chefs de Paris, o famoso charcutier Gilles Vérot. Um dos primeiros artigos do Conexão Paris foi sobre Gilles Vérot e sua loja em Saint Germain.

O Mundial do Salaminho

Mas a maior prova de que o saucisson é tão importante quanto todos os outros ícones da gastronomia parisiense é o evento Mundial do Salaminho. Primeiro do gênero, ele é organizado na cidade de Vanosc, no sul da França. Objetivo dos organizadores: ensinar aos consumidores franceses e internacionais como descobrir, escolher e apreciar este embutido símbolo de convivialidade e prazer.

Mondial Rabelais du Saucisson

No comércio o pior e o melhor estão lado a lado. O Mondial Rabelais du Saucisson – nome oficial do evento – se propõe revelar os melhores produtores.

Por que o nome de Rabelais – grande escritor e médico do renascimento – participa desta história?  Foi no século XVI que, durante uma feira das cebolas, Rabelais teria, pela primeira vez, pronunciado a palavra saucisson.

Se estiver no sul da França no verão, o Mondial será dia 9 e 10 de junho 2018. Excelente oportunidade de participar de um evento localmente colorido.

Se for apaixonado por salaminho e quiser aprender fazer o seu em casa clique aqui. Este link te levará para o Blog du Saucisson, um francês apaixonado que te explicará tudo.


Mundial do SalaminhoConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris