Não perca a exposição “De Calder à Koons, Joias de Artistas. A Coleção Ideal de Diane Venet” no Museu de Artes Décorativas em Paris.

Aproveite também para conhecer a única galeria que trabalha somente com jóias desenhadas por artistas. A galeria, situada em Saint Germain, no Carré Saint Germain – as ruas que formam o grupo de galerias de arte e de antiquários do bairro – se chama MiniMasterpiece. Ela é considerada única na sua especialidade: um endereço apresentando obras de artistas no formato miniatura, que podem ser usadas.

Citamos a exposição e ao mesmo tempo a galeria MiniMasterpiece pela íntima ligação entre as duas. As obras expostas no Museu des Arts Décoratifs fazem parte da coleção privada de Diane Venet. E a proprietária da galeria MiniMasterpiece é Esther de Beaucé, filha de Diane Venet.

Anel de Venet

A exposição “De Calder à Koons, Joias de Artistas. A Coleção Ideal de Diane Venet”

De Alexandre Calder à Jeff Koons, passando por Max Ernst, Picasso, Niki de Saint Phalle, César, Takis, Louise Bourgeois inúmeros foram os artistas  contemporâneos que se lançaram na criação de jóias. A exposição nos apresenta 230 peças, organizadas de maneira cronológica e temática, de 150 artistas franceses e internacionais. A exposição terminará no dia 8 de julho 2018.

Qual a particularidade de usar uma jóia de artista? Sem dúvida alguma, neste instante nos apropriamos do gênio do artista que a criou e ao mesmo tempo damos uma nova vida à obra. Uma joia de artista é sempre uma curiosidade e revela na pessoa que a usa um desejo de singularidade. A joia de artista possui seu universo próprio, ela não pertence à alta joalheria, nem ao universo da bijuteria, nem mesmo ao mundo das joias das marcas de alta costura.

Consideramos joias de artistas as peças que escultores e pintores criaram um dia, de maneira excepcional, uma peça única para uma pessoa amada ou à pedidos de amigos. Um gesto raro.

Orlan, broche, Tête de Fou

Os artistas expostos usaram materiais diversos, alguns tradicionais, outros inusitados.

O Museu des Arts Décoratifs segue uma tradição criada pelo MoMa, um pioneiro com a exposição de 1946 Modern Handmade Jewelry. O museu americano impôs uma visão pluridisciplinar apresentando 147 joias onde peças da avant-garde são confrontadas às obras dos índios navajos.

Musée des Arts Décoratifs: 107 rue de Rivoli, 75001. Estação Palais Royal – Musée du Louvre, linhas 1 e 7. Ingresso: 11€. Fechado às segundas-feiras.

A Galeria MiniMasterpiece

A MiniMasterpiece trabalha com design contemporâneo de jóias tanto na edição quanto na produção e na difusão. No início a galeria expunha o trabalho de jovens artistas. Hoje sua proposta possui integração vertical, ela encomenda, expõe e vende obras de arte em miniatura de nomes famosos e de novos talentos entre eles escultores, pintores e designers.

Pablo Reinoso, bracelet “Loopingcuff”, 2018

Neste endereço encontramos obras em miniatura de Morellet, Venet, Claude Lévêque, Andres Serrano, Barthélémy Toguo, Pablo Reinoso, Sophia Vari, Phillip King, Françoise Petrovitch, Miguel Chevalier ou Vera Molnar. São joias pois podem ser usadas, mas são antes de tudo obras de arte.

Importante: a galeria oferece uma ampla escolha de preços. Às vezes mais acessíveis do que os preços das joalherias tradicionais.

Galeria MiniMasterpiece: 16 rue des Saints Pères, 75006 Paris. Metrô Saint-Germain-Des-Prés, linha 4. Segundas e domingos somente com hora marcada.

Leia também:


joias de artistas
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.