A cidade de Montrouge, ao sul de Paris, apresenta até o próximo domingo, dia 25 de fevereiro, no centro cultural Beffroi, a exposição de arte têxtil Miniartextil.

Por Juliane Oliveira*

Panorama internacional da arte têxtil contemporânea, a exposição Miniartextil, proveniente da cidade de Como na Itália, seleciona a cada ano artistas ao redor do mundo. Nesta 14ª edição, sob o tema “Borderline”nota-se, entre os mais de 50 artistas oriundos de horizontes distintos, uma grande representatividade de artistas japoneses, franceses e italianos.

Beffroi de Montrouge

Tal um balé, obras plenas de delicadeza e precisão, realizadas em tecido, fios, rendas, nos convidam a descobrir segredos, mini-mundos fantásticos, repletos de sutilezas. Através de uma cenografia elegante e ao mesmo tempo divertida, os artistas jogam com cores, formas, texturas e dimensões, partindo de trabalhos quase microscópicos até apresentações monumentais.

Destaques

  • Podemos destacar a participação do renomado artista contemporâneo ganês El Anatsui.

“Seeds”, do ganês El Anatsui

  • Entre os artistas emergentes, a obra “Refugio para un Recuerdo II”, da designer argentina Alexandra Kehayoglou.

“Refugio para un Recuerdo II” da argentina Alexandra Kehayoglou.

  • O Brasil também está representado pela obra de Elke Hülse, catarinense que apresenta a tapeçaria “Touch me”.

“Touche me” da brasileira Elke Hülse

  • A mexicana Sara Maria Terrazas toca em um assunto sensível da atualidade com a escultura “Deported”.

“Deported” da mexicana Sara Maria Terrazas

Embora seja uma manifestação de médio porte apresentada em uma cidade vizinha de Paris, a Miniartextil se apresenta como uma referência internacional e uma das exposições mais importantes do mundo dedicadas à arte têxtil e aos mini-têxteis contemporâneos. A associação Arte&Arte produz esta exposição com o patrocínio do Ministério da Cultura da Itália, Região da Lombardia, Cidade de Como, Câmara de Comércio de Como e, nos últimos 14 anos, com a assistência da Cidade de Montrouge.

Informações práticas

Exposição Miniartextil no Beffroi de Montrouge: 2 place Emile Cresp, 92120 Montrouge.

Aberta ao público até dia 25 de fevereiro, todos os dias de meio-dia às 19h. Entrada franca.

A cidade de Montrouge situa-se na região parisiense, o visitante pode chegar em transporte público, principalmente pela linha 4 do metrô, estação Mairie de Montrouge.


*Após uma primeira experiência em grandes museus parisienses, como o Centro Pompidou e o Louvre, bem como em várias estruturas culturais tanto no Brasil quanto no Canadá, Juliane Oliveira fundou em 2014 o Centre Culturel du Brésil em Paris, onde organizou uma centena de eventos: exposições, conferências, lançamento de livros; mobilizou numerosos artistas relacionados à França e ao Brasil e estabeleceu parcerias com importantes instituições parisienses: Unesco, Mairie de Paris, Casa da América Latina. Titular de um mestrado em Museologia / mediação cultural na École du Louvre, Juliane também administrou o Espace Krajcberg de 2015 a 2017, o que lhe permitiu confirmar suas competências em gestão de uma empresa cultural.


Exposição de arte têxtilAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.