A história de amor dos ratos por Paris é antiga. Desde a idade média os bichinhos elegeram esta bela cidade como local ideal para viver. E com razão. Neste lapso de tempo outros fizeram a mesma escolha. Em 2017, Paris ficou em segunda posição na lista “melhor cidade para morar” para as três nacionalidades mais ricas do mundo: americanos, chineses e japoneses (leia aqui).

Por que os ratos de Paris são mais famosos do que os das outras cidades? Eles seriam mais charmosos do que os londrinos? Mais elegantes do que os alemães? Os ratos não são exclusividade francesa e não foi em Paris que aprendi a gerenciar o conflito entre nós e eles. Foi no Brasil.

Antes de atravessar o Atlântico morava em uma bela casa, projeto de um excelente arquiteto brasileiro já falecido, Marcos de Vasconcellos. A casa, cada vez mais bonita, está em bairro residencial perto de um lago e implantada dentro de um grande jardim. Imagino que em prédios no meio urbano a guerra contra os ratos seja menos estressante. Mas a localização desta casa exigiu inúmeras negociações. Nos espaços íntimos, a guerra entre eles e nós foi total. Mas nas áreas externas e de uso social estabelecemos uma convivência sob controle.

Este aprendizado foi pessoal, minha filha tem pânico de ratos até hoje. Se aparecer um roedor na sua casa ela transfere armas e bagagens para o hotel mais próximo.

Voltemos aos ratos parisienses. Moro em apartamento no centro de Paris. Temos um serviço de higiene que passa a cada seis meses verificar se há vestígios dos bichinhos no prédio. Como na casa do Brasil, nas caves do subsolo parisiense a única solução é negociação e divisão controlada do espaço. Os inúmeros níveis do subsolo da cidade, com antigos túneis construídos nos séculos passados, esgotos e linhas de metrô, formam uma rede inexaurível. Impossível saber por onde os ratos passam.

Para tornar a situação mais complexa, na França existe a espécie “ratinho de telhado”. Somos atacados em várias frentes, eles vivem nos subsolos e nos famosos e charmosos roofs de Paris. Os síndicos contratam serviços de desratização e, em cada apartamento, venenos absolutamente irresistíveis são colocados em pontos estratégicos.

É raro encontrar um ratinho dentro da banheira – o que aconteceu comigo em maio do ano passado. Mas possível. Telefonamos para a empresa, marcamos uma visita de urgência, os agentes trocaram os venenos por produtos mais recentes, fechamos a baguette e todas guloseimas dentro do armário e ficamos em estado de alerta.

E assim vivemos, nós e eles, dividindo Paris e seus prazeres.

Área dos jardins da Champs Elysées fechada para desratização

Atualmente a Prefeitura de Paris está em negociação com os ratos da cidade. A presença deles nos subsolos e locais sem habitação é aceita, quer dizer, não existe outra solução. Mas nas pracinhas onde as crianças brincam, nos grandes jardins como Tuileries e nas áreas de piquenique não. Aí também está demais.

Área de um jardim do Marais fechada para desratização

Para que a Prefeitura saia vitoriosa desta negociação ela precisa de aliados, ou seja, a população e os turistas. Paris é o primeiro destino do mundo, o número de turistas aumenta continuamente. Locais e turistas adoram fazer piquenique nos parques e nas praças. Onde tem alimento tem ratos e camundongos.

Como o número de roedores visíveis no centro da cidade atingiu o ponto crítico, os locais conflituosos são fechados para desratização.

Por favor, não deixem cair alimentos e não joguem alimentos no chão.

Como dizia no início, esta é uma história de amor e ódio antiga que envolve contínuas negociações e às vezes alianças estratégicas. Aqui, no Brasil e no mundo inteiro.


A história de amor dos ratos por ParisAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.