Champanhes possuem embalagem contra falsificação

Acompanho com atenção as medidas tomadas pelas empresas contra os fakes, as imitações dos produtos das famosas marcas francesas (leia aqui). Uma verdadeira guerra entre empresas francesas e empresas contraventoras que atingiu, hoje, produtos como medicamentos e outras áreas sensíveis. A cada avanço passamos a informação para a frente. Nosso objetivo: ajudar os leitores na compra de produtos seguros e garantidos made in France.

O sucesso mundial do champanhe teve como efeito perverso a proliferação de vinhos fabricados não se sabe onde e rotulados Champagne. Para lutar contra a falsificação deste precioso néctar surgiu no mercado uma nova ferramenta. Ela é o resultado de uma parceria entre a Alfândega Francesa e o Sindicado Geral dos Viticultores da Champagne.

Cloé, embalagem inteligente

Lançada há um ano, Cloé é uma tampa com um holograma de segurança infalsificável e um QR Code. Este último reúne todas as informações indispensáveis para conhecermos a origem da garrafa. Basta escanearmos com o smartphone para acessarmos aos dados contidos no QR Code.

Cloé

Champanhes possuem embalagem contra falsificação

Esta ferramenta permite ao produtor garantir a origem e a autenticidade do produto. Mas não somente. Ela assegura também a rastreabilidade das garrafas, informa as características do vinho, fornece datas de eventos realizados na vinícula. Cloé informa até harmonização champanhe/pratos.

Não é uma novidade a  introdução do QR Code no mundo do Champagne. Alguns produtores já o utilizavam dentro de um contexto publicitário. O champanhe Pommery criou, em 2011, uma etiqueta com QR Code com informações sobre a empresa e o produto. Cloé possui uma proposta abrangente e visa principalmente garantir a origem do vinho.

Um lembrete: a marca « champagne » pode ser utilizada somente nas seguintes condições:

. se o vinho foi produzido em uma determinada área

. a partir de cépages chardonnay, pinot noir, meunier, pinot blanc, pinot gris, arbane ou petit meslier

. o champagne se torna realmente champagne quando passa por uma segunda fermentação na garrafa e uma maturação de no mínimo quinze meses.

Cloé foi desenvolvida por Advanced Track and Trace (ATT), empresa líder na área de proteção das marcas. Esta ferramenta recebeu o Prêmio de Inovação Tecnológica 2017.


Puy du FouNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.