Corram!!! As candidaturas para ingressar em universidades na França estão abertas. O dossiê eletrônico deve ser enviado por meio do site do Campus France Brasil.

Brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil interessados em fazer graduação e pós-graduação na França no ano letivo 2018-2019 já podem enviar suas candidaturas por meio do site Campus France Brasil, a agência francesa para promoção do ensino superior. Os dossiês eletrônicos devem conter informações sobre os percursos acadêmico e profissional dos candidatos, além de motivação e outros anexos.

Graduação ou pós-graduação em universidades na França (foto: Daniel M Ernst / Shutterstock)

O interessado pode realizar candidatura para mais de uma opção de curso pelo mesmo dossiê. A data limite para envio dos dossiês, assim como a quantidade de cursos selecionados, varia de acordo com o nível e a área de estudo. É possível encontrar informações detalhadas sobre o calendário e o processo de candidatura no site do Campus France Brasil (clique aqui).

Mudanças no processo

As candidaturas para 2º e 3º ano da graduação, assim como para Master, sofreram alterações com relação aos prazos e número de opções de cursos que podem ser selecionados. Atualmente, os interessados podem escolher, no máximo, 7 cursos diferentes e devem enviar suas candidaturas até o dia 15 de janeiro ou 28 de fevereiro de 2018, dependendo do tipo de candidatura.

Universidades públicas e benefícios para brasileiros

A França é o 3º país mais procurado por estudantes em mobilidade universitária. Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas.

O custo relativamente baixo dos estudos na França é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Todas as universidades são públicas e têm o mesmo nível de qualidade. O governo francês toma a seu cargo 90% do custo do ensino e não há distinção entre estudantes franceses e estrangeiros. Os brasileiros pagam a mesma taxa de matrícula que os franceses.

Categorias Anuidade estimada
Universidades 200 a 400 euros
Escolas de Engenharia 600 euros
Escolas de Arquitetura 400 a 900 euros
Escolas privadas 5.000 a 12.000 euros

Estudar na França (foto: Olena Hromova / Shutterstock)

Com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período (clique aqui e leia nosso artigo sobre trabalhar em Paris). Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

Sobre o Campus France

Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. Atualmente, conta com escritórios em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Clique aqui e acesse o site da Campus France Brasil.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.