Julien Dore é um cantor francês surgido nos anos 2000 no reality show “Nouvelle Star”. Talentoso, autêntico e simples, ele é uma das grandes estrelas da música francesa da atualidade.

Diego Milatz é um querido amigo parisiense. O nome, ele ganhou da mãe espanhola e a paixão pela música francesa foi construída ao longo da vida entre Paris e a Provence. Convidamos Diego para nos apresentar seus artistas favoritos. O texto foi escrito em francês. Abaixo, nossa tradução livre.

Todos conhecem os reality shows musicais como The Voice, American Idol, The X Factor…. Estes programas atraem milhares de pessoas que querem se tornar artistas conhecidos e, sobretudo, reconhecidos. Eles com certeza existem também na televisão brasileira. Infelizmente, a maioria dos felizes vencedores conhecem uma fama reduzida ou “de nicho”. Alguns tentam a sorte no cinema ou caem rapidamente no esquecimento.

O nome dele é Julien Doré. Ele tem 35 anos, é loiro, tem olhos azuis. Ele é bonito e talentoso e ganhou a 5ª edição da “Nouvelle Star” em 2007. Ele é uma das exceções que confirmam a regra.

Em apenas 10 anos de carreira e 4 discos que venderam milhares de cópias, o jovem e original dandy encontrou seu público e se tornou um artista à parte na cena musical francesa. Melhor ainda, ele cristaliza as críticas positivas, tanto do público quanto dos profissionais.

O início

Tudo começou em um dia de 2007, quando ele apareceu diante do júri responsável pela seleção de futuros participantes da 5ª edição do programa “Nouvelle Star”. A regra era que os participantes apresentassem uma música “a cappella”, ou seja, sem acompanhamento musical. Depois de preparar uma música acompanhada de seu ukelele (um instrumento de cordas), o júri se recusa a ouvi-la. Ele sai do estúdio e é o apresentador do show que o convence a cantar algo, qualquer coisa, sem instrumento. Ele encanta o júri e é selecionado. Muitas vezes pequenas histórias fazem grandes destinos.

Durante as semanas de duração do programa, os telespectadores, cujos votos são essenciais, ficam totalmente encantados por este jovem cantor de criatividade e originalidade explosivas, que revisita os clássicos da música francesa e internacional. Ele é aclamado. Os jurados, que não votam na competição final, estão sob seu feitiço. Quase naturalmente, ele ganha o concurso e se torna a nova estrela de 2007.

Julien Doré

Uma voz grave e sensual, carismático, Julien Doré transforma tudo o que toca em pura emoção e redefine a sensibilidade. Um poeta moderno, elegante e pouco convencional. Seu primeiro álbum foi lançado em 2008, liberado das regras impostas pelo programa que o tornou famoso, ele apresenta um trabalho arrojado e bem sucedido que o distancia definitivamente da imagem da “estrela de reality show”. O disco é premiado em “Victoires de la música” 2009, na categoria “disco revelação do ano”. Muitas mais recompensas seguirão.

Os três discos seguintes consagram seu talento como autor, compositor e artista e também revelam seus talentos como diretor e ator. Ele participa ativamente de todas as etapas da criação artística de um disco e seus componentes: letra, música, produção, design da capa, roteiro e produção de videoclipes, cenário dos shows. Julien Doré é um artista completo, sem dúvida que seus cinco anos na Escola de Belas Artes de Nîmes lhe deram todos os recursos necessários para esse desenvolvimento artístico.

E o talento que emana desse jovem? Ele sabe o que quer e correr riscos é para ele uma arma a serviço de sua criação. Um universo muito particular, ao mesmo tempo moderno e desatualizado, engraçado e romântico, colorido e poético. Um universo tão distinto que muitos artistas bem conhecidos e reconhecidos não hesitam em colaborar com ele: Catherine Deneuve, Françoise Hardy, Pamela Anderson, ou a cantora Coeur de Pirate.

A maturidade artística

Como o bom vinho, Julien Doré melhora com o tempo. A maturidade não altera suas convicções e seu humor, sua inteligência é refinada e suas emoções são purificadas. Um artista que zomba de si mesmo, um artista totalmente livre. Seu último álbum é uma ode ao amor, um concentrado de músicas bonitas que sublimam o sutil, o apaixonado, o erótico, o triste e o real. Histórias emocionantes e simples… como ele.

Certamente, os reality shows são muitas vezes criticáveis, eles vendem sonhos para jovens sem nunca abordar a difícil realidade da indústria da música. No final, muitas vezes é somente desencanto e sofrimento. Mas, às vezes, muito raramente, eles permitem o surgimento de um talento. Julien Doré é certamente uma das personalidades mais marcantes saídas desses programas. Autêntico e simples, ele tem sido bem sucedido, desde seu início, em atrair e cativar a atenção. Espero sinceramente que a sua boa vontade tenha sido atingida.

Playlist Julien Doré

[Para ouvir as músicas completas basta se inscrever no site do Deezer (clique aqui). Isso pode ser feito usando sua conta Facebook. Em seguida atualize essa página]

Clique aqui e leia todos os artigos escritos pelo Diego.


julien doreNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris