Úmida Trama, romance histórico entre São Paulo e Paris, narra a história da criação do quadro “A origem do mundo” do pintor Gustave Courbet.

Em épocas de criminalização da arte, quando o corpo nu em museus choca a ponto de grupos pedirem o encerramento de exposições, nada melhor que relembrar os passos dos realistas franceses. Faça esse trajeto pelos museus parisienses nas linhas desse romance histórico.

Em “Úmida Trama”, Paris é alvo de um atentado. Dentro do Museu d’Orsay, uma vagina é rasgada com uma faca: a tela “A origem do Mundo” de Gustave Courbet (leia aqui). Um ataque à arte e às mulheres. Descubra as relações entre a história da arte brasileira e a francesa no século XIX. Mergulhe nas águas de Joanna Hiffernan, musa do pintor realista Courbet, e Maria Laura do Amaral Gurgel, paixão secreta do pintor brasileiro regionalista José Ferraz de Almeida Júnior.

Obra de Gustave Courbet: Le Sommeil. Petit Palais

Esse é o resumo do novo romance da historiadora Eneida Queiroz.

Eneida já havia narrado um romance impossível em épocas de Abolição da Escravatura, entre o abolicionista Joaquim Nabuco e a financista Eufrásia Teixeira Leite, em “A Mulher e a Casa”. Agora ela volta para dar continuidade à série de histórias poéticas em museus, com “Úmida Trama”. A dicotomia pauta o livro: duas realidades do desejo feminino são apresentadas através de Joanna Hiffernan – modelo e amante dos pintores James Abbot Whistler e Gustave Courbet – e Maria Laura, moça religiosa e tímida do interior paulista.

Atelier de Courbet. Musée du Louvre

Gustave Courbert em Paris

Se você estiver em Paris e desejar conhecer as obras de Courbet dê um pulo no Petit Palais, a entrada é gratuita. Lá você encontrará quadros como “Les demoiselles des bords de La Seine” ou “Le Sommeil” (o sono), um nu de duas mulheres, uma cena de lesbianismo, cuja confecção é tratada em Úmida Trama. Le Sommeil, de 1865, foi a primeira encomenda a Courbet feita pelo colecionador de arte erótica, o diplomata do Império Otomano Kalil Pasha. No ano seguinte Kalil encomendará obra ainda mais explícita, “ A origem do Mundo”, a vagina finalmente exposta no Museu d’Orsay em 1995. O Museu d’Orsay também é casa de outros quadros de Courbet, dedicando uma sala a ele, como a grandiosa tela “O atelier do artista”.

Eneida no baile do Museu Orsay

Além de escritora, Eneida é apaixonada por bailes temáticos. Foi o artigo nosso sobre os bailes do Musée d’Orsay (leia aqui) que a mergulhou no mundo dos apaixonados pelo way of life dos séculos passados. Eneida já dançou neste belíssimo museu parisiense e também em Versailles.

O livro Úmida Trama está à venda na Livraria Arlequim, praça XV de novembro, número 48. Ou diretamente com Eneida pelo email: eneidaqueiroz2002@yahoo.com.br.


Úmida TramaNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris