Durante o mês de setembro a empresa Visibrain monitorou as hashtagas mais usados nos 20 arrondissements de Paris. Veja o resultado e a nossa análise.

As informações extraídas das redes sociais  – tagueamentos, curtidas, hashtags – são grandes armas de marketing e fontes para discussões sobre comportamento e tendências.

O site Visibrain, especializado em monitorar as redes sociais, identificou quais as hashtags mais utilizadas no Twitter, no mês de setembro 2017, em cada um dos 20 arrondissements parisienses.

Os resultados vão do óbvio ao misterioso. Abaixo tentamos explicá-los:

Os arrondissements de Paris e as hashtags, clique na imagem para ampliá-la.

1° arrondissement: #louvre

O Museu do Louvre, o maior e mais visitado museu do mundo, fica no 1° arrondissement de Paris, o mais central da capital.

2° arrondissement: #love

Ficamos sem entender o motivo da hastag #love ter sido a mais utilizada no arrondissement de Paris. A região é basicamente comercial, sem o charme romântico do Marais ou de Montmartre e sem os bares e agitos noturnos do 10° e 11° arrondissements. Talvez o motivo seja as prostitutas ao longo da rue Saint Martin e imediações?

3° arrondissement: #pfw

#pfw é a abreviação de Paris Fashion Week, evento mundial de moda que acontece em março e em setembro em Paris. O 3° arrondissement é o Haut Marais (Alto Marais), local que concentra lojas e ateliês das grifes mais cools da cidade. Depois do trabalho os fashionistas e jornalistas ficam pelo bairro para um drink e jantar.

4° arrondissement: #job

O 4° arrondissement também faz parte do Marais e também concentra lojas e atêlies.

5° arrondissement: #bocusedor

Bocuse d’Or é uma competição gastronômica idealizada pelo mítico chef francês Paul Bocuse há cerca de 30 anos. Vários novos chefs são convidados para realizar, em 5h35m, uma refeição completa na frente de um grande público e de um juri. A versão francesa da competição aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, na Maison de la Mutualité, que fica no 5° arrondissement de Paris.

6° arrondissement: #jardinduluxembourg

O Jardim Luxemburgo é a grande estrela do 6° arrondissement de Paris (que engloba uma parte de Saint Germain). Esse é o jardim mais bonito da capital e recebe todos os anos 4 milhões de visitantes, entre turistas e parisienses.

7° arrondissement: #toureiffel

A Torre Eiffel, símbolo máximo de Paris e da França, se situa no 7° arrondissement de Paris e recebe cerca de 7 milhões de visitantes por ano. Nos arriscamos a dizer que a hashtag #toureiffel seja a mais utilizada em Paris e até mesmo na França!

8° arrondissement: #pfw

De novo a hashtag #pfw foi a mais usada em um arrondissement parisiense. O motivo aqui é a presença das lojas mais chiques e das marcas mais luxuosas do mundo da moda, todas concentradas no chamado Triângulo de Ouro, área formada pelas avenidas Montaigne, Georges V e François 1°.  Se a pesquisa tivesse sido feita em outro mês do ano, acreditamos que o resultado teria sido #champselysees. A famosa avenida corta o 8° arrondissement.

9° arrondissement: #operagarnier

A Opéra Garnier, reina absoluta no 9° arrondissement de Paris. Nem mesmo a presença da célebre Galeries Lafayette, na mesma região, conseguiu abalar o número de citações à Garnier.

10° arrondissement: #foodporn

Em princípio nós associaríamos essa hashtag ao 11° arrondissement, bem mais gastrônomico e com uma quantidade enorme de novos bistrôs de jovens chefs e cafés hispters. Mas o 10° arrondissement também vem se revelando uma força na cena gastronômica alternativa da cidade, principalmente ao redor do Canal Saint Martin e das ruas du Faubourg Poissonières e Saint Denis.

Paris (foto: Simon Lukas no Shutterstock)

11° arrondissement: #paris11

Tadinho do 11° arrondissement! Com essa hashtag genérica ficou parecendo que a região não tem personalidade nem grandes atrativos. Como dissemos acima, nele você vai encontrar os melhores novos bistrôs, bares à vins e cafés que, além da boa comida, são super intagramáveis. Clique aqui e leia nosso artigo sobre o bairro.

12° arrondissement: #metallica

O que a banda de rock Metallica tem a ver com Paris? Eles tocaram na AccorHotels Arena, que fica no 12° arrondissement, nos dia 08, 09 e 10 de setembro. Parabéns à banda por seus fãs super fiéis e empolgados. Clique aqui para saber quais as boas atrações turísticas do 12° arrondissement.

13° arrondissement: #graffiti

A região é a meca parisiense do grafite e da street art, juntamente com o 19° arrondissement. Há uma espécie de galeria a céu aberto com cerca de 50 obras feitas por 22 artistas nas laterais de prédios da região.

14° arrondissement: #psg

#psg seria Paris Saint Germain? Não achamos a relação entre o 14° arrondissement de Paris e o amado time parisiense. O estádio do time (Parc des Princes) e o centro de treinamento ficam fora de Paris e a loja se situa na avenida Champs Élysées, no 8° arrondissement.

15° arrondissement: #bijorhca

BIJORHCA é uma super feira internacional de joias que aconteceu durante 4 dias em setembro no centro de exposições na Porte de Versailles, situado no 15° arrondissement parisiense. Um pouco de movimentação em uma região bem calma e residencial.

16° arrondissement: #pfw

Mais uma vez a hashtag da Paris Fashion Week. Seria por causa dos hotéis palácios? Do récem-inaugurado Museu Yves Saint Laurent? Do museu da moda Palais Galliera? Todos esses locais no que atraem os fashionistas parisienses e internacionais.

17° arrondissement: #arcdetriomphe

O Arco do Triunfo fica na Praça Charles de Gaulle que está, oficialmente, no 8° arrondissement de Paris. Mas a praça também faz limite com os arrondissements 16 e 17. Um pequeno erro de localização por parte dos tuitadores.

18° arrondissement: #montmartre

A região de Montmartre, apesar de ser somente uma parte do grande e diverso 18° arrondissement, é a mais visível, conhecida e visitada, portanto a mais hashtagueada.

19° arrondissement: #streetart

A street art floresce nesse quartier parisiense super jovem e miscigenado. O tour de street art do Conexão Paris vai te mostrar as pérolas escondidas pelas ruas do bairro.

20° arrondissement: #perelachaisecemetery

O cemitério Père Lachaise é o mais famoso do mundo e um dos poucos pontos turísticos do 20° arrondissement de Paris. Nele estão enterrados personalidades como Oscar Wilde, Jim Morrison, Alan Kardec, Édith Piaf, Modigliani.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris