Em uma das etapas da nossa recente viagem à cidade do Havre (clique aqui para ler o artigo), na região da Normandia, mergulhamos em uma experiência sensorial que misturou história, arte e gastronomia. Tudo em torno do Impressionismo, movimento artístico que nasceu nessa região e retratou de forma magistral suas paisagens naturais, sua luz e suas cidades.

A chef Régine e sua maison d’hôte

Nossa experiência se passou no manoir (espécie de pequena mansão) Le Mirlibut, situado no campo, a cerca de 25 km do Havre. O local, construído na época de Napoleão III, pertence a chef Régine Boidin e funciona como uma espécie de mini hotel – uma maison d’hôte – com apenas 3 quartos.

A casa Le Mirlibut

Porém, mais do que oferecer um quarto e café da manhã, em uma casa charmosa e bucólica na campagne francesa, Régine propõe uma verdadeira imersão no Impressionismo.

A partir do livro de receitas da cozinheira de Claude Monet – ele mesmo um grande anfitrião que recebia marchands, clientes e outros pintores famosos em sua casa em Giverny -, ela desenvolveu uma proposta encantadora para seus hóspedes.

Mergulho no Impressionismo

A experiência começa com a ida ao mercado local, onde todos participam das compras dos ingredientes frescos (legumes, verduras, carnes, peixes e frutas) que serão utilizados na preparação do jantar. De volta à casa, Régine ensina aos hóspedes duas receitas do livro de Monet e todos preparam juntos a entrada e o prato principal que serão servidos mais tarde.

Na nossa visita, como chegamos à noite, pulamos a parte do mercado e partimos direto para a aula de culinária. Como entrada, fizemos ramequins de fromage (uma espécie de suflê de queijo feito com pão dormido) e, como prato principal, frango à l’honfleuraise (flambado com a bebida Calvados). Preparamos também uma calda de caramelo salgado que acompanhou a sobremesa (torta Giverny, de maças).

Após tudo preparado, fizemos uma pausa descanso e, logo depois, atacamos os aperitivos. Régine deu os últimos toques no jantar e nos deleitamos com o resultado do nosso trabalho.

O prato principal acompanho de gratinado de batatas e cogumelos

Após a comilança, um digestivo em frente à lareira acompanhado de muita conversa! Régine é apaixonada por uísque e tem uma coleção enorme da bebida. Além de ótima professora e chef (ela está no livro ‘From the Source – France’, publicado pelo Lonely Planet), é também uma excelente anfitriã, com muitas histórias interessantes para contar. Passamos momentos agradabilíssimos em sua companhia.

No dia seguinte, após uma noite de sono em um quarto que lembra o de Monet em Giverny, tomamos café da manhã na romântica varanda envidraçada da casa. Em seguida, partimos rumo à Étretat e sua famosa falésia.

Café da manhã na varanda envidraçada, de frente para os jardins da casa.

Há 3 formules na proposta da Régine: (1)jantar+dormir+café da manhã ou (2)curso+jantar+dormir+café da manhã ou (3)compras+curso+jantar+dormir+café da manhã. Clique aqui e acesse o site da chef para mais informações.

Um percurso impressionista pela Normandia

O manoir da Régine fica na cidade de Étainhus, bem próxima ao Havre, Étretat e Honfleur. Nossa sugestão é inclui-lo em um percurso focado no Impressionismo:

  • Sair de Paris e fazer uma primeira parada em Giverny a fim de conhecer os jardins e casa de Monet, onde ele pintou quadros como “As Ninfeias”. O percurso de carro leva cerca de 1h20m.
  • Em seguida, ir até Rouen e ver de perto sua catedral, pintada incessantemente por Monet em vários momentos do dia. O percurso de carro leva cerca de 1h10m.

Um dos muitos quadros pintados por Monet tendo com a catedral de Rouen

  • Na sequência, ir até a casa de Régine, em Étainhus, e passar a noite. O percurso de carro leva cerca de 50 minutos.
  • No dia seguinte, ir até Étretat, cuja falésia foi pintada por pintores como: Monet, Gustave Courbet, Camille Corot, Eugène Delacroix e Eugène Boudin. O percurso de carro leva cerca de 25 minutos.

Um dos muitos quadros pintados por Monet tendo com tema as falésias de Étretat

  • De Étretat, terminem a viagem no Havre, principal cidade da Normandia, cheia de atrativos impressionistas. O museu da cidade, chamado MuMA, possui a segunda maior coleção de arte impressionista depois do Museu Orsay. Além disso, foi no Havre, em 1872, que Monet pintou o quadro Impression, soleil levant, cujo título deu nome ao novo estilo surgido na época, o Impressionismo. O percurso de carro de Étretat até o Havre leva cerca de 40 minutos. Clique aqui e aqui e leia nossos artigos com muitas dicas do que fazer e onde comer no Havre.

percurso impressionista pela NormandiaAcesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.