Em uma das etapas da nossa recente viagem à cidade do Havre (clique aqui para ler o artigo), na região da Normandia, mergulhamos em uma experiência sensorial que misturou história, arte e gastronomia.

Tudo em torno do Impressionismo, movimento artístico que nasceu nessa região e retratou de forma magistral suas paisagens naturais, sua luz e suas cidades.

| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |

A chef Régine e sua maison d’hôte

Nossa experiência se passou no manoir (espécie de pequena mansão) Le Mirlibut, situado no campo, a cerca de 25 km do Havre.

O local, construído na época de Napoleão III, pertence a chef Régine Boidin e funciona como uma espécie de mini hotel – uma maison d’hôte – com apenas 3 quartos.

A casa Le Mirlibut

Porém, mais do que oferecer um quarto e café da manhã, em uma casa charmosa e bucólica na campagne francesa, Régine propõe uma verdadeira imersão no Impressionismo.

A partir do livro de receitas da cozinheira de Claude Monet – ele mesmo um grande anfitrião que recebia marchands, clientes e outros pintores famosos em sua casa em Giverny –, ela desenvolveu uma proposta encantadora para seus hóspedes.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Mergulho no Impressionismo

A experiência começa com a ida ao mercado local, onde todos participam das compras dos ingredientes frescos (legumes, verduras, carnes, peixes e frutas) que serão utilizados na preparação do jantar. De volta à casa, Régine ensina aos hóspedes duas receitas do livro de Monet e todos preparam juntos a entrada e o prato principal que serão servidos mais tarde.

Na nossa visita, como chegamos à noite, pulamos a parte do mercado e partimos direto para a aula de culinária. Como entrada, fizemos ramequins de fromage (uma espécie de suflê de queijo feito com pão dormido) e, como prato principal, frango à l’honfleuraise (flambado com a bebida Calvados). Preparamos também uma calda de caramelo salgado que acompanhou a sobremesa (torta Giverny, de maças).

Após tudo preparado, fizemos uma pausa descanso e, logo depois, atacamos os aperitivos. Régine deu os últimos toques no jantar e nos deleitamos com o resultado do nosso trabalho.

O prato principal acompanho de gratinado de batatas e cogumelos

Após a comilança, um digestivo em frente à lareira acompanhado de muita conversa! Régine é apaixonada por uísque e tem uma coleção enorme da bebida. Além de ótima professora e chef (ela está no livro ‘From the Source – France’, publicado pelo Lonely Planet), é também uma excelente anfitriã, com muitas histórias interessantes para contar. Passamos momentos agradabilíssimos em sua companhia.

No dia seguinte, após uma noite de sono em um quarto que lembra o de Monet em Giverny, tomamos café da manhã na romântica varanda envidraçada da casa. Em seguida, partimos rumo à Étretat e sua famosa falésia.

Café da manhã na varanda envidraçada, de frente para os jardins da casa.

Há 3 formules na proposta da Régine: (1)jantar+dormir+café da manhã ou (2)curso+jantar+dormir+café da manhã ou (3)compras+curso+jantar+dormir+café da manhã. Clique aqui e acesse o site da chef para mais informações.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

Um percurso impressionista pela Normandia

O manoir da Régine fica na cidade de Étainhus, bem próxima ao Havre, Étretat e Honfleur. Nossa sugestão é inclui-lo em um percurso focado no Impressionismo:

  • Sair de Paris e fazer uma primeira parada em Giverny a fim de conhecer os jardins e casa de Monet, onde ele pintou quadros como “As Ninfeias”. O percurso de carro leva cerca de 1h20m.
  • Em seguida, ir até Rouen e ver de perto sua catedral, pintada incessantemente por Monet em vários momentos do dia. O percurso de carro leva cerca de 1h10m.

Um dos muitos quadros pintados por Monet tendo com a catedral de Rouen

  • Na sequência, ir até a casa de Régine, em Étainhus, e passar a noite. O percurso de carro leva cerca de 50 minutos.
  • No dia seguinte, ir até Étretat, cuja falésia foi pintada por pintores como: Monet, Gustave Courbet, Camille Corot, Eugène Delacroix e Eugène Boudin. O percurso de carro leva cerca de 25 minutos.

Um dos muitos quadros pintados por Monet tendo com tema as falésias de Étretat

  • De Étretat, terminem a viagem no Havre, principal cidade da Normandia, cheia de atrativos impressionistas. O museu da cidade, chamado MuMA, possui a segunda maior coleção de arte impressionista depois do Museu Orsay. Além disso, foi no Havre, em 1872, que Monet pintou o quadro Impression, soleil levant, cujo título deu nome ao novo estilo surgido na época, o Impressionismo. O percurso de carro de Étretat até o Havre leva cerca de 40 minutos. Clique aqui e aqui e leia nossos artigos com muitas dicas do que fazer e onde comer no Havre.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris