Teste um tour por Paris seguindo seu meridiano.

Um tour por Paris seguindo seu meridiano é uma proposta artística original e divertida.

A informação de hoje é um minúsculo detalhe perdido no meio dos monumentos, da arquitetura e das esculturas de Paris. Achamos que ao conhecermos os ínfimos detalhes de uma cidade estabelecemos uma relação de intimidade com o espaço visitado. Vamos falar para vocês de pequenas placas incrustadas nas ruas e passeios de Paris. Elas se chamam Médaillons Arago e representam um projeto artístico do artista holandês Jan Dibbets.

Médaillons Arago. Foto Hugovoyages sur Wikipedia

Dibbets executou 135 medalhas de bronze de 12 cm de diâmetro com as inscrições “N”, “S” e Arago. Elas traçam um percurso pela cidade materializado pelos Médaillons fixados no solo ao longo do meridiano de Paris, entre o norte e o sul de Paris. Este monumento imaginário que segue um traçado imaginário é uma homenagem ao cientista francês François Arago.

Arago, em 1806, redefiniu a localização do meridiano de Paris antes que Greenwich se tornasse o meridiano de referência internacional.

Inúmeras vezes descobri, ao acaso, as medalhas Arago em lugares inesperados. Algumas desapareceram durante obras ou foram arrancadas. Mas ainda é possível seguir o traçado imaginário de Dibbets através Paris de norte ao sul. As placas começam quase na periferia norte da cidade, atravessam Montmartre e descem a rua Pigale até o boulevard Haussmann.

O circuito continua em direção ao centro da cidade. Encontramos as placas diante da Notre Dame, no interior do Palais Royal, em torno do Louvre e das pirâmides. Os Médaillons atravessam o Sena e podemos vê-los nas margens do rio, em Saint Germain, na rua da Escola de Belas Artes e em torno do Jardin du Luxembourg. Em seguida as plaquinhas seguem em direção de Denfert Rochereau até o limite sul de Paris.

Tour de Dijon seguindo a corujinha

Este projeto de Dibbets me faz pensar no circuito turístico criado pela Prefeitura de Dijon, na Borgonha. Visitamos esta linda cidade seguindo plaquinhas de cobre coladas no chão e com o desenho de uma corujinha (leia artigo sobre Dijon clicando aqui).

Abaixo alguns endereços precisos onde encontrar os Médaillons Arago.

Em Montmartre na frente dos números 45/47, e e 10 da avenida Junot; diante do 79 da rue Lepic; 69/71 da rua Pigalle.

Perto das Galeries Lafayette, perto dos números 18, 16, 9 e 11 do boulevard Haussmann.

No centro de Paris, no 24 rua Richelieu, 9 rue Monpensier, na praça Colette, diante do café; na galerie de Nemours no Palais Royal; no Louvre, atrás da Pirâmide; rua Rivoli na entrada da passagem direta para o Louvre.

Em Saint Germain: no Port des Saint Pères; Quai Conti, ângulo com praça do Institut ; 12 rue de Seine ; na esquina da rua de Seine e rua Beaux Arts; diante dos números 152 e 125 do boulevard Saint Germain; na rua Anguste Comte, na entrada do jardim Luxembourg…


Facho luminoso da torre Eiffel

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.