Acontece hoje, amanhã e domingo no Marais o festival Les Traversées du Marais. Este evento é um interessante percurso musical pelos belos imóveis e museus do bairro.

Em 20 locais emblemáticos desse bairro parisiense tão charmoso e efervescente acontecerão concertos, performances, espetáculos e visitas guiadas. O evento está na sua 3ª edição e o tema desse ano é o flanar: se perder pela cidade sem preocupação com o tempo e com o destino final. A maioria das apresentações é gratuita e algumas custam de 5 a 10 euros.

festival cultural no Marais

A Place des Vosges, no Marais (foto: David McSpadden no Flickr)

O Marais, desde a sua criação no século XII, já foi o quartier das ordens religiosas, da nobreza, dos humildes artesãos e dos judeus ortodoxos. Hoje ainda há uma presença da comunidade judaica mesclada com a comunidade LGBT e muitas galerias de arte e lojas cool. Clique aqui e veja nosso vídeo sobre o Marais.

Alguns destaques do evento

Sexta-feira, dia 08 de setembro

  • De 20:00 as 21:00 acontece nos jardins do Museu Picasso o concerto/performance de abertura do festival com a artista Hondi Zahra. Entrada gratuita. As portas abrem às 19:15. Acesso pela rue des Coutures-Saint-Gervais.

Sábado, dia 09 de setembro

  • Às 15:00, 16:00 e 17:00 nos Arquivos Nacionais concerto de flauta circular tocada por 4 pessoas. A flauta circular (The Circle Flute) é uma obra criada pelo estúdio Brynjar & Veronika e faz parte do acervo da Fundação Lafayette Anticipations. Entrada gratuita. Acesso: 60 rue des Francs-Bourgeois.
  • De 15:00 as 16:00 no Museu de Artes e Ofícios acontece o concerto “Quiet motors” de Pierre Bastien. Bastian constrói seus próprios instrumentos e máquinas que o acompanham durante a apresentação.
  • De 19:00 as 20:00 na Maison Victor Hugo, situada na Place des Vosges: a performance “Tentative de résumer À la Recherche du Temps Perdu” da artista Véronique Aubouy tenta resumir em 1 hora o longuíssimo livro “Em busca do tempo perdido” de Marcel Proust. Bem interessante! Evento gratuito mas com reserva obrigatório no email florence.claval@paris.fr. Endereço: 6 place des Vosges.

Domingo, dia 09 de setembro

  • De 14:30 as 15:30 na Cripta Arqueológica da Île de la Cité, apresentação da dupla de pianistas Christine Ott e Mathieu Gabry. O espetáculo Snowdrops apresenta composições de Sigur Rós, Steve Reich, Claude Debussy et Keith Jarrett. Entrada gratuita. 7 place Jean-Paul II – Parvis de Notre-Dame.

Clique aqui e acesse a programação completa do festival.


No nosso guia 5 Roteiros em 4 Dias há um circuito a pé pelo Marais, clique aqui para saber mais sobre o guia.

No site Minha Viagem Paris você encontra um passeio guiado pelo Marais com guia brasileira, clique aqui.