O facho luminoso da torre Eiffel se encontra apagado para manutenção desde o dia 28 de agosto. Ele voltará a iluminar o céu de Paris somente dia 10 outubro 2017.

Similar à um farol, este sistema foi instalado nas comemorações do réveillon 1999/2000. Seu facho, melhor seus fachos luminosos são visíveis à uma distância de 80 km. Ele possui 4 projetores marinhos comandados por um microcomputador com um software que gera os movimentos. Eles são sincronizados para formarem dois fachos de luz em forma de cruz. Temos a impressão que a luz roda em torno da torre. Na realidade, quando o facho chega a 90 graus ele se apaga e o seguinte é imediatamente aceso. Este processo é instantâneo e cria a ilusão de um único farol rotativo.

Facho luminoso da torre Eiffel

O farol é uma cópia de um outro, histórico, de 1889, data da sua construção.

As luzes e decorações luminosas da torre Eiffel são um capítulo à parte. Uma longa história de interação entre a torre e os principais eventos, trágicos ou festivos, sejam eles parisienses, franceses, europeus ou mundiais. Como ela é o principal símbolo de Paris, ela participa do cotidiano através de uma perfeita sinalética de luzes.

Torre Eiffel participa da campanha luta contra o cancer do seio

Ela já se vestiu várias vezes de azul com as 12 estrelas da bandeira europeia, para comemorar, por exemplo, a presidência francesa da Europa. Já á vimos iluminada de vermelho durante a presença, em Paris, do ministro da cultura chinês. Toda vestida de rosa, ela participou da campanha da luta contra o câncer do seio. Em 2015, após os atentados terroristas, a torre apresentou as cores da bandeira francesa em homenagem às 130 vítimas do atentado. Durante eventos trágicos, a torre pode enviar dois sinais fortes. Se vestir das cores nacionais, azul/branco/vermelho, ou se apagar. A torre Eiffel apagada causa um impacto. Em 2015, durante a COP21, a torre se apresentou em verde. Graças à um aplicativo os visitantes podiam plantar uma flor nas luzes projetadas na torre. Na validação da contribuição financeira, a planta de desenvolvia até idade adulta. Mágico. Em 2016, o terrorismo atacou a Bélgica. A torre Eiffel enviou seu sinal de amizade e apoio com as cores nacionais do país vizinho.

O farol da torre Eiffel

Somente o facho luminoso da torre Eiffel estará apagado até dia 10 de outubro. Felizmente!

Não deixe de ver nosso infográfico com todas as informações sobre a torre Eiffel (clique aqui).


Facho luminoso da torre Eiffel

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.