Em certos casos a meteorologia é decisiva na organização da viagem.

Uma vez escolhida a região o passo seguinte é verificar a meteorologia. Siga nosso conselho. Antes mesmo de ver passagens, hotéis, restaurantes e meios de transporte, verifique se na data escolhida por você a meteorologia é adequada ao que deseja viver, fazer ou ver.

Quando a meteorologia é decisiva na organização da viagem

Alguns exemplos:

. antes de escolher uma estação de esqui melhor consultar meteorologia neve. Veja as previsões e escolha seu destino em função dos anos anteriores e da localização das pistas. Um excelente site é o Météo-France e sua Météo-Montagne.

. se o motivo da viagem são os famosos campos de lavanda ou os campos de girassóis da Provence, mais uma vez se configura um tipo de viagem “meteodependente”. Já tratamos deste assunto neste artigo (clique aqui).

. se de uma maneira geral o objetivo é flanar por uma França alegre, a consulta do número de dias ensolarados por ano e por região mostrará as áreas (1) onde provavelmente o turista terá os pés molhados, (2) onde raramente abrirá o guarda-chuva e (3) onde terá sol todos os dias.

Mapa das regiões ensolaradas da França. CartesFrance.fr

E aqui entramos no vivo do nosso assunto. Este ano, 2017, a França passou o verão cortada em duas partes. Quase todo o país com temperaturas baixas e chuvas torrenciais, enquanto a Provence, a Côte d’Azur e a Córsega exibiam temperaturas elevadas e um sol insolente.

A supremacia do sudeste na questão número de dias ensolarados é histórica. Os dados de hoje confirmam os dados do gráfico acima. Algumas cidades destas regiões apresentam em ensolaramento médio anual de 2900 horas. Para comparação, em áreas onde o sol brilha menos, como na Bretanha, o índice médio anual é de somente 1600 horas.

Se quiser flanar em paisagens cheias de sol, cantos de cigarras, tudo acompanhado por um vinho rosé geladinho, coloque no seu roteiro Aix en Provence, Manosque, Moustiers Sainte Marie, Valensole, Lacoste, Calvi, Saint Florent, Bonifacio… Estas são as cidades mais ensolaradas da França.

Clique aqui e leia nossos artigos com muitas dicas da região da Provence.

Clique aqui e leia nossos artigos com muitas dicas da Córsega.


meteorologia é decisiva na organização da viagemAcesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.