As ruas de Paris são ricas em street art de vários artistas mundiais. Recentemente as obras do street artist Invader vem sendo roubadas em plena luz do dia.

Invader talvez seja o street artist francês mais “famoso” no mundo. Coloco famoso entre aspas pois, na verdade, sua identidade não é conhecida mas seu trabalho é reconhecido e se espalha pelos 4 cantos do mundo.

Space Invader do artista Invader

Utilizando azulejos e pastilhas, Invader cria mosaicos coloridos e os cola pelos muros e paredes de Paris. Sua obra recria os personagens do videogame Space Invaders e de vários outros, como Mario Bros.

Seu trabalho pode ser visto como a transposição para o mundo físico de imagens digitais de baixa resolução, aquelas super pixializadas. Mesmo assim elas guardam um significado bem preciso e de fácil apreensão.

Um super exemplo disso são as obras representando o pintor Picasso (colada perto do Museu Picasso) e a Monalisa (colada na rue du Louvre, próximo ao museu). Apesar da pouca informação visual, nós facilmente entendemos seus significados.

Picasso colado no Marais, próximo ao Museu Picasso

Monalisa colada na rue du Louvre

Os roubos

Mais uma prova da fama de Invader é que seus mosaicos vêm sendo roubados dos muros parisienses de forma quase profissional. A Monalisa acima já foi roubada:

Homens usando uniformes e dizendo ser da Prefeitura de Paris foram flagrados por várias pessoas retirando as obras dos locais onde elas foram coladas em plena luz do dia. Bem audaciosos e, como diz o ditado em inglês, hiding in plain sight! A própria Prefeitura de Paris irá prestar queixa contra os ladrões.

Invader, que costuma vender kits de seus trabalhos no seu site oficial e é representado pela galeria Over the Influence, diz que suas obras não valem nada se retiradas das ruas. Além de não serem assinadas, elas são feitas com azulejos comuns que podem ser comprados por qualquer pessoa em qualquer depósito de material de construção. Ele inclusive diz no site quais marcas utiliza – Opiocolor, Émaux de Briare e Johnson – e até mesmo incentiva as pessoas a fazerem suas próprias cópias de seu trabalho.

Acesse o site de Invader e veja onde no mundo suas obras já foram coladas. Há muitos Invaders em São Paulo.

Clique aqui e aqui e leia nossos artigos sobre outros street artists franceses cujas obras podem ser vistas nas ruas de Paris.

Se você se interessa pelo assunto faça o tour de street art oferecido no Meia Noite em Paris. Clique aqui e acesse o site para saber mais informações sobre esse passeio.