Além das habituais máquinas automáticas vendendo chocolates e refrigerantes, há também as mais sofisticadas que vendem baguetes, frios e até ostras.

As vending machines ou distributeurs automatiques fazem parte do cenário do metrô parisiense. Praticamente em todas as estações é possível encontrar essas máquinas automáticas vendendo salgadinhos, biscoitos, chocolates, refrigerantes e água. Uma mão na roda quando a glicose cai no meio do dia ou quando estamos voltando para casa à noite, depois de uma festa.

Mas o negócio das vending machines tem se aperfeiçoado e sofisticado. Graças a alguns empreendedores visionários e às novas formas de consumo focadas em produtos locais, máquinas vendendo produtos inusitados – e que muitas vezes são associados ao frescor – pipocam por Paris e pela França já há algum tempo.

Distribuidores automáticos de produtos frescos

Um dos mais recentes é o distribuidor automático de ostras instalado pela Huîtrière de Ré na estrada departamental 735 entre as cidades de Ars-en-Ré e Le Martray, na Ilha de Ré, sudoeste da França (clique aqui e leia nosso artigo sobre a Ilha de Ré). A máquina funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e vende caixas com 2, 3, 4 e 5 dúzias de ostras.

Distribuidor automático de ostras

Distribuidores automáticos de produtos frescos fazem parte de uma tendência de máquinas instaladas às margens das estradas próximas às fazendas dos produtores em questão. Elas permitem que eles vendam seus produtos diretamente ao consumidor em qualquer hora do dia. Há máquinas vendendo ovos, queijos, geleias, flores, frutas e legumes espalhadas por toda a França. A empresa Filbing, especializada nessas máquinas, já vendeu e instalou quase 300 pelo país desde 2008. Clique aqui e veja o mapa com a localização de cada máquina instalada pela empresa.

Em Paris

Na capital francesa foi instalado em 2014 um distribuidor automático de baguetes, o Panivending. O pão pré-cozido fica estocado resfriado e, quando o pedido é feito, ele é assado na hora. Ótima solução para os domingos, quando a maioria das boulangeries ficam fechadas. Essa máquina foi instalada na rue Paul Barruel no 15° arrondissement de Paris. Não sabemos se ela ainda existe, quem passar por lá verifique e nos avise, por favor. Segundo o site da empresa, os negócios continuam de vento em popa.

Mais recentemente foi a vez do açougue basco (região no sudoeste da frança, na divisa com a Espanha) L’ami Txulette, situado no 11° arrondissement de Paris (120 rue de Charonne), instalar uma máquina de venda de frios e carnes na porta do seu estabelecimento. Segundo o proprietário, uma das vantagens do distribuidor é trazer renda mesmo quando o estabelecimento está fechado (à noite e durante as férias).

Distribuidor de presuntos, carpaccios e carnes


máquinas automáticasConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.