Não perca a exposição Portraits de Cézanne no Museu Orsay.

Se você estiver em Paris entre junho e setembro de 2017, ao rever ou conhecer o Museu Orsay, não deixe de passar pela sala da exposição temporária Portraits de Cézanne.

Paul Cézanne, Oncle Dominique ( L’Homme au bonnet de coton)

O grande Cézanne pintou mais de 200 retratos e Orsay expõe 60 deles. Várias obras apresentadas são oriundas de coleções privadas e de prestigiosos museus internacionais. A exposição aborda, na obra do artista, a questão da veracidade ou da semelhança com o modelo. Encontramos desde os primeiros portraits de 1860, como o do Tio Dominique, até as representações do seu velho jardineiro realizadas em 1906.

Cézanne pintou inúmeros portraits da sua esposa assim como do seu velho jardineiro. Seus modelos posaram várias vezes e durante horas. Dizem que os frutos pintados por Cézanne apodreciam antes da última pincelada. É mais ou menos o que se passa com os portraits, temos a impressão que o pintor esgota o tema.

Paul Cézanne, Paysan

No final da sua vida, na sua casa em Aix en Provence, Cézanne gostava de pintar velhos como ele.

Paul Cézanne, Les joueurs de cartes

A exposição nos faz pensar também no quadro de Cézanne Les Joueurs de Cartes (Os jogadores de baralho). Nesta obra o pintor retrata, através do portrait de dois personagens, um aspecto do cotidiano no interior da França. Durante o século 19, os cafés atraíam todas as categorias sociais. No interior as pessoas conversavam, jogavam, bebiam, fumavam, dançavam. Anonimato e sociabilidade!

Cézanne instala dois homens em torno de uma mesa. O café parece ser modesto. Mesa de madeira coberta com uma toalha curta, cadeiras ordinárias, uma simples garrafa de vinho. Cézanne tem por modelo agricultores que moravam perto de Aix en Provence. Os homens com suas grosseiras roupas de domingo não retiraram o chapéu. O pintor se interessa mais à composição do quadro do que na descrição das figuras.

Cézanne gostava de pintar os momentos de folga dos agricultores e operários. No Les Joueurs de Cartes ele ilustrou um simples momento de tranquilidade entre dois homens.

A exposição Portraits de Cézanne no Museu Orsay está maravilhosa. Não perca!

Exposição Portraits de Cézanne no Museu Orsay: até o dia 24 de setembro. Museu fechado às segundas. Aberto das 9h30 até 18h. Noturno às quintas até 21h45. Endereço: 1 rue de la Légion d’Honneur, 75007.

Ingressos e visita guiada

Para evitar filas compre com antecedência seu ingresso para o Museu Orsay, há uma entrada prioritária para quem já tem o ingresso (clique aqui).

Se você quiser fazer uma visita guiada ao Orsay com a guia-conferencista brasileira Zilda Figueiredo clique aqui para mais informações.

Leia também:


Facho luminoso da torre Eiffel

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris