Não perca a exposição Portraits de Cézanne no Museu Orsay.

Se você estiver em Paris entre junho e setembro de 2017, ao rever ou conhecer o Museu Orsay, não deixe de passar pela sala da exposição temporária Portraits de Cézanne.

Paul Cézanne, Oncle Dominique ( L’Homme au bonnet de coton)

O grande Cézanne pintou mais de 200 retratos e Orsay expõe 60 deles. Várias obras apresentadas são oriundas de coleções privadas e de prestigiosos museus internacionais. A exposição aborda, na obra do artista, a questão da veracidade ou da semelhança com o modelo. Encontramos desde os primeiros portraits de 1860, como o do Tio Dominique, até as representações do seu velho jardineiro realizadas em 1906.

Cézanne pintou inúmeros portraits da sua esposa assim como do seu velho jardineiro. Seus modelos posaram várias vezes e durante horas. Dizem que os frutos pintados por Cézanne apodreciam antes da última pincelada. É mais ou menos o que se passa com os portraits, temos a impressão que o pintor esgota o tema.

Paul Cézanne, Paysan

No final da sua vida, na sua casa em Aix en Provence, Cézanne gostava de pintar velhos como ele.

Paul Cézanne, Les joueurs de cartes

A exposição nos faz pensar também no quadro de Cézanne Les Joueurs de Cartes (Os jogadores de baralho). Nesta obra o pintor retrata, através do portrait de dois personagens, um aspecto do cotidiano no interior da França. Durante o século 19, os cafés atraíam todas as categorias sociais. No interior as pessoas conversavam, jogavam, bebiam, fumavam, dançavam. Anonimato e sociabilidade!

Cézanne instala dois homens em torno de uma mesa. O café parece ser modesto. Mesa de madeira coberta com uma toalha curta, cadeiras ordinárias, uma simples garrafa de vinho. Cézanne tem por modelo agricultores que moravam perto de Aix en Provence. Os homens com suas grosseiras roupas de domingo não retiraram o chapéu. O pintor se interessa mais à composição do quadro do que na descrição das figuras.

Cézanne gostava de pintar os momentos de folga dos agricultores e operários. No Les Joueurs de Cartes ele ilustrou um simples momento de tranquilidade entre dois homens.

A exposição Portraits de Cézanne no Museu Orsay está maravilhosa. Não perca!

Exposição Portraits de Cézanne no Museu Orsay: até o dia 24 de setembro. Museu fechado às segundas. Aberto das 9h30 até 18h. Noturno às quintas até 21h45. Endereço: 1 rue de la Légion d’Honneur, 75007.

Ingressos e visita guiada

Para evitar filas compre com antecedência seu ingresso para o Museu Orsay, há uma entrada prioritária para quem já tem o ingresso (clique aqui).

Se você quiser fazer uma visita guiada ao Orsay com a guia-conferencista brasileira Zilda Figueiredo clique aqui para mais informações.

Leia também:


Exposição Portraits de Cézanne no Museu Orsay

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.