Ground Control é o mais interessante bar efêmero ao ar livre do verão parisiense.

A cada verão, desde 2014, o coletivo Ground Control propõe uma espécie de “quermesse hipster” em locais insólitos de Paris. Graças a uma parceria com a SNCF, empresa francesa que cuida do transporte ferroviário, esses eventos têm acontecido em prédios desocupados da empresa. Locais habitualmente interditados ao público e que passam a ser acessíveis durante alguns meses para o deleite de todos.

Ground Control de 2016 no 18° arrondissement de Paris

Em 2015 e 2016 o coletivo ocupou um antigo depósito e oficina de trens (Dêpot Chapelle) da SNCF no 18° arrondissement de Paris (leia aqui nosso artigo).

Ground Control 2017

Esse ano, a “quermesse” se instala na região da Bastille – entre a Gare de Lyon e o lindo jardim suspenso Promenade Plantée – no pátio da Halle Charolais, um galpão onde acontecia a triagem da correspondência que viajava de trem.

Ground Control 2017 (© SNCF Immobilier / Fabrice Boissière)

O grande pátio externo de 1.500m² foi incrementado com jardins, hortas, espreguiçadeiras, sombrinhas, mesas de piquenique, 6 food trucks de diferentes especialidades culinárias e 3 bares.

Ground Control 2017 (© SNCF Immobilier / Fabrice Boissière)

Os food trucks são, na verdade, antigos ônibus e vagões de trens da SNCF. Os restaurantes participantes são:

  • RØK by WoodMen: cozinha dinamarquesa com destaque para o salmão e a truta defumados;
  • Paris New York – PNY: o melhor hambúrguer de Paris mas aqui somente em versão vegetariana;
  • Rozell & Co: crepes bretões salgados e doces;
  • Ten Belles: café, bolos e doces ingleses;
  • Peppa Porchetta: sanduíches, saladas e sobremesas italianas;
  • The Asado Club: churrasco argentino, o habúrguer é ótimo!

Os “food buses” (© SNCF Immobilier / Fabrice Boissière)

O objetivo, como sempre, é congregar todos os tipos de pessoas ao redor do lazer. A cada dia são propostos ateliês e atividades para crianças e adultos (clique aqui e veja a programação semanal).

Pela nossa experiência no ano passado, os horários dos food trucks seguem o horário habitual dos restaurantes parisienses (almoço de 12:00 as 15:00 e jantar de 19:00 as 23:00). O ideal é ir fora dos finais de semana, a partir das 17:00, a fim de evitar as filas.

Ground Control: 81 rue du Charolais, 75012 Paris. Até o dia 30 de setembro. De terça a sábado, de 11h a meia noite; domingo de 11h as 22h30. Entrada livre.


ground control

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.